Audiodescrição do YouTube agora funciona até com efeitos sonoros

1 min de leitura
Imagem de: Audiodescrição do YouTube agora funciona até com efeitos sonoros

A audiodescrição em Closed Caption do YouTube está cada vez melhor para reconhecer idiomas, sotaques e até pessoas que falam rápido. Mas a Google ainda não está satisfeita: o serviço agora está tão inteligente que é capaz de identificar até efeitos sonoros.

A novidade é uma das maiores implementações na audiodescrição do YouTube desde a própria criação do sistema, em 2009. Segundo a Google, não adianta nada só capturar e colocar em palavras as falas, sendo efeitos sonoros dizem muita coisa sobre um clipe. Por isso, aplausos, risadas e música instrumental tocando no fundo agora serão identificados.

Na prática, o vídeo fica assim:

Em um futuro próximo, outros efeitos e barulhos devem ser incorporados no sistema do YouTube, já que o sistema de "captura" e "reconhecimento" desses ruídos já está basicamente pronto.

Todo mundo ganha

A responsável por fazer isso é uma rede neural que é treinada para reconhecer padrões e nomeá-los. Toda vez que um novo vídeo é incorporado ao YouTube, esse novo sistema tenta identificar os sons no clipe, ficando cada vez mais preciso nas respostas. E quem ganha não é só quem precisa de recursos de acessibilidade, como deficientes auditivos: quem busca aprender um novo idioma ou simplesmente não consegue escutar direito o áudio pode ter a vida facilitada com o recurso.

 E quem ganha não é só quem precisa de recursos de acessibilidade, como deficientes auditivos

A Google realizou testes com grupos de usuários e a grande maioria aprovou a função. Por enquanto, o sistema só funciona a partir de geração automática, mas logo deve ser aberto à comunidade e incluir novos casos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.