Um bug curioso atingiu o YouTube na última quarta-feira (8). Por algum motivo, a cada vez que um canal perdia um inscrito, o demonstrativo de seguidores descontava dois. Ou seja, caso um canal tivesse mil seguidores e um deles deixasse de seguir, em vez de 999 o demonstrativo ficaria em 998.

Como você pode imaginar, não demorou para que os trolls descobrissem o erro e começassem a agir. Por causa disso, alguns grandes canais começaram a perder centenas de seguidores em minutos — pois era possível repetir o processo várias vezes: seguir e deixar de seguir.

Isso foi reduzindo o demonstrativo dos canais com muita velocidade. O problema permitiu até mesmo que alguns chegassem a marcas negativas nos números de seguidores. 

Reprodução/BlackScreenTV

Pouco depois de saber do bug, o YouTube anunciou que já estava trabalhando na correção dele. Demorou um pouco, mas no início da madrugada o sistema já estava funcionando normalmente e a perda de inscritos voltou a contar da maneira correta. Como não houve perda de dados — o bug era apenas na demonstração —, os números originais foram restaurados.

Ou seja: tudo voltou ao normal! Mas ainda é possível que grandes canais tenham perdido um bom número de inscritos — caso os seus seguidores originais tenham aproveitado pra trollar também.

Cupons de desconto TecMundo: