Uma das empresas mais tradicionais do Japão, a Sony possui em seu catálogo de smartphones diversos modelos de alta qualidade — o que não significa que a companhia consegue competir no mesmo nível de rivais como a Samsung. Com o Xperia C4, a fabricante tenta focar em um público específico para tentar se destacar no mercado: os amantes de selfies.

Lançado recentemente no Brasil, o produto tem como principal diferencial a presença de uma lente frontal de 5 megapixels que vem acompanhada por um flash em LED. Além disso, o dispositivo intermediário é equipado com um processador octa-core da MediaTek que garante um desempenho superior a outros dispositivos pertencentes à mesma categoria.

Em um mercado repleto de alternativas intermediárias de peso como oMoto G, o Zenfone 5 ou o RedMi 2, será que o aparelho da Sony se destaca? É isso que você confere em mais uma análise completa do TecMundo.

Design

Embora mantenha a linguagem de design OmniBalance que se tornou uma marca dos aparelhos da Sony, o Xperia C4 não é tão luxuoso quanto os aparelhos top de linha da fabricante. Isso se deve à adoção de um acabamento em plástico que é bem sólido, embora torne a versão branca do aparelho um pouco suscetível a manchas.

O dispositivo concentra em sua lateral direito o botão Power, o controlador de volume e uma tampa que esconde entradas para cartões SIM e para cartões micro SD. A recarga do smartphone é feita através da conexão micro USB localizada de forma desprotegida na lateral esquerda da carcaça.

Tela

Com 5,5 polegadas de dimensão, o display do Xperia C4 trabalha com a resolução 1080p, que se mostra mais do que suficiente para um produto da categoria. Apesar de não oferecer a maior densidade de pixels do mercado, o dispositivo exibe conteúdos de maneira clara e oferecer bons ângulos de visualização: com isso, o smartphone é uma opção para assistir vídeos, acessar sites ou realizar a leitura de livros digitais.

A tecnologia Mobile BRAVIA Engine 2 desenvolvida pela Sony garante que as cores exibidas pelo aparelho possuem tons bastante vivos. Outro fator que se destaca é o brilho da tela do aparelho, que pode ser ajustado de forma a diminuir os efeitos reflexivos causados pela exposição direta a fontes de luz externas.

Interface

Equipado de fábrica com o Android 5.0 Lollipop, o Xperia C4 adota as mesmas modificações de sistema que a Sony emprega em seus demais aparelhos. Felizmente, as alterações feitas pela companhia são sutis e surgem na forma de ícones com tamanho ampliado e na oferta de diferentes métodos de organizar aplicativos. O lado ruim fica por conta da inclusão de diversos softwares e jogos pré-instaladas, dos quais não é possível se livrar de forma total.

Desempenho

O desempenho do Xperia C4 não decepciona em nada, especialmente quando levamos em consideração que ele é considerado um aparelho intermediário. O chipset MediaTek incorporado pela Sony é mais do que suficiente para você lidar com tarefas diárias e não deixa a desejar quando processos mais pesados são executados.

Até mesmo games mais modernos e “pesados” como Mortal Kombat X rodam de forma competente no aparelho, apresentando tempos de carregamento relativamente curtos. Os 16 GB de espaço interno são suficientes para armazenar uma boa quantidade de aplicativos e jogos e a possibilidade de usar cartões micro SD adicionais de até 128 GB surge como um aspecto positivo do dispositivo.

Benchmarks

Para realizar esta análise, utilizados três aplicativos de benchmark distintos para avaliar o hardware do Xperia C4: o 3D Mark (Ice Storm Unlimited), o AnTuTu Benchmark 5 e o Vellamo Mobile Benchmark (HTML 5 e Metal). Por uma questão de comparação, também incluímos os resultados obtidos pelos modelos HTC One M9, Xperia M4 Aqua e Zenfone 5.

Vellamo Mobile Benchmark

O Vellamo oferece dois testes para os aparelhos: o HTML 5 (que testa a capacidade de navegação) e o Metal (que avalia o processador). Ao final das análises, uma nota é atribuída ao aparelho em cada um desses quesitos — quanto maior a pontuação, melhor o desempenho do produto analisado.

AnTuTu Benchmark 5

Uma das opções mais completas da categoria, o AnTuTu realiza testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um smartphone com um desempenho melhor.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

Bastante conceituado entre entusiastas, o 3D Mark oferece uma série de testes direcionados a avaliar diferentes aspectos de um dispositivo. Para o Xperia C4, usamos o Ice Storm Unlimited, que mede principalmente o desempenho em jogos eletrônicos. Quanto maior a pontuação exibida, melhor a performance.

Câmera

A qualidade geral das câmeras do Xperia C4 é competente, especialmente quando levamos em consideração que estamos lidando com um produto intermediário. O destaque fica para a lente frontal de 5 megapixels “especializada em selfies” que conta com um flash em LED próprio — característica ainda incomum em smartphones.

A solução cumpre bem o objetivo de permitir que você registre boas imagens de seu rosto, embora não deixemos de notar certa perda de qualidade nos cantos das fotografias capturadas. Um bônus interessante é a presença de uma série de filtros que adicionam efeitos especiais ao rosto do usuário.

Já o sensor traseiro com capacidade de 13 megapixels é bom para registrar fotografias que devem ser compartilhadas em redes sociais, mas não vai muito além disso. Especialmente no modo automático, as imagens mostram um contraste reduzido e reproduzem cores de forma um pouco apagada.

Bateria

A bateria é um dos aspectos que mais surpreende positivamente no Xperia C4. Usado sob condições moderadas, o aparelho sobrevive facilmente a dois dias longe de uma fonte de alimentação. Sob uso intenso (assistindo vídeos online em alta resolução com a luminosidade da tela na metade), o aparelho resistiu a quase 6 horas ininterruptas durante os testes realizados por nossa equipe. Apesar dos alertas de que o dispositivo poderia superaquecer durante a realização de tarefas mais exigentes, nunca registramos momentos em que isso aconteceu.

Áudio

Os alto-falantes do smartphone reproduzem sons de forma limpa e intensa, embora seja possível notar certa distorção em volumes mais altos. O único problema notado se refere ao posicionamento da saída de som traseira, que é coberta facilmente pela mão dependendo da maneira como você segura o aparelho.

O conjunto acompanha um fone de ouvido simples cuja cor varia dependendo do acabamento escolhido pelo consumidor. Ao contrário de produtos como o Xperia M4 Aqua e o Xperia Z3, o dispositivo não possui um hardware compatível com a tecnologia de cancelamento de ruídos empregada em alguns headsets da Sony.

TV Digital

A tecnologia de televisão digital empregada pelo Xperia C4 é compatível com os padrões nacionais adotados pelas redes abertas. A qualidade da reprodução é competente, embora nem sempre seja possível assistir à programação na resolução máxima da tela do aparelho. Para obter a melhor experiência possível, é indispensável usar um fone de ouvido que serve como uma antena para o aparelho.

Vale a pena?

Ao menos em matéria de desempenho, é difícil encontrar algum smartphone do mercado intermediário do mercado tão completo quanto o Xperia C4. Além de desempenhar tarefas de maneira rápida e competente, o dispositivo também possui uma tela generosa que apresenta uma boa qualidade para a categoria.

O destaque fica pela câmera frontal especializada em selfies, que deve agradar a quem costuma usar muito esse tipo de imagem nas redes sociais. Além do flash frontal, essa parte do aparelho se destaca por oferecer a possibilidade de usar uma série de filtros que complementam a experiência.

O principal problema do Xperia C4 é o posicionamento estranho que a Sony adotou no país. O preço de R$ 1,4 mil é bastante exagerado para um modelo desse segmento, especialmente quando levamos em consideração que concorrentes como o Zenfone 5 chegam a menos da metade deste valor.

Além disso, com um investimento menor, atualmente já é possível adquirir produtos mais completos produzidos pela própria Sony, como o Xperia Z2 e o Xperia Z3 Compact. Assim, caso você esteja interessado em adquirir o Xperia C4, a melhor opção no momento é aguardar um pouco até que o preço cobrado pelo dispositivo seja reduzido.

Cupons de desconto TecMundo: