Problemas com espaço no seu Xbox One? Um HD externo pode ser a solução

3 min de leitura
Imagem de: Problemas com espaço no seu Xbox One? Um HD externo pode ser a solução

Os gamers de hoje vivem um complexo dilema: com tantos jogos bons – e que contam com suas dezenas de GB – por aí, quais realmente merecem os "diminutos" espaços nos consoles da nova geração? As versões mais comuns dos principais aparelhos, como o PS4 e o Xbox One, vêm com 500 GB de espaço interno – que, diante da imensa quantidade de lançamentos de peso e com a popularização das mídias digitais, passou a ser pouco.

Enquanto o PlayStation 4 já contava com a opção de instalação de um HD maior, o Xbox One só foi receber a funcionalidade de expansão de espaço através de um dispositivo externo com uma atualização que chegou no final de 2014.

A questão é: além do aumento de espaço para instalar os diversos jogos que existem por aí, existe alguma outra vantagem real ou é preferível, por exemplo, comprar a versão de 1 TB do Xbox One? Antes de responder à pergunta, é preciso considerar algumas coisas.

Diversas opções, poucas diferenças

Existem diversos modelos de HDs externos por aí, com diferentes tamanhos e velocidades, e a grande maioria pode ser utilizada normalmente para expandir o espaço de armazenamento do seu Xbox One. As diferenças de performance, no entanto, não são tão grandes assim.

É importante ressaltar que, para que a performance seja aproveitada de forma plena, o acessório conte com a função de USB 3.0. A partir daí, o desempenho de um HD SSD ou HDD não influencia drasticamente as velocidades de transferência de dados feitas pelo console – os tempos de loading permanecem praticamente iguais. Isso acontece em função de uma limitação do próprio console nas taxas.

Portanto, se a sua prioridade ao buscar um HD externo é conseguir reduzir o tempo das telas de carregamento ou algo similar no seu Xbox One, talvez essa não seja realmente uma alternativa. Por outro lado, o fato de tudo funcionar na mesma velocidade do drive interno é também uma vantagem: você amplia consideravelmente o espaço para instalar jogos e não sacrifica absolutamente nada em termos de performance do console.

Simples, rápido e muito fácil de instalar

Além de permitir o uso do HD externo, outra grande sacada que a atualização de SO do Xbox One trouxe foi a de tornar todo o processo extremamente intuitivo e fácil: é só plugar o acessório no console e o sistema já identifica o drive externo, dando a opção de formatá-lo para uso exclusivo no video game. A partir daí, não há qualquer tipo de complicação.

O formato de operação do dispositivo, entretanto, vale ser reforçado: o HD não funciona como expansão de memória e dispositivo de armazenamento comum ao mesmo tempo. Se você escolher usá-lo para instalar seus jogos e conteúdos do Xbox One, ele não funcionará no PC – assim como utilizar o drive para guardar arquivos do seu PC não permite que você instale nele os seus jogos.

Transferir um game de 40 GB para um HD externo com USB 3.0 e velocidade de 5400 RPM leva, em média, 20 minutos. Enquanto isso possa parecer bastante tempo, ainda é melhor do que as horas que seriam necessárias para baixar um jogo novamente depois de deletá-lo para liberar espaço interno, certo?

Uma opção viável? Se você busca mais espaço, com certeza

Tendo ou não um Xbox One de 500 GB, a aquisição de um HD externo pode ser uma das melhores opções do ponto de vista financeiro. A diferença para a versão de 1 TB no Brasil é, em média, de R$ 500 – pelo mesmo preço você pode comprar um HD externo portátil da Seagate de 1 TB também, mas que, quando somado aos 500 GB originais, já aumenta substancialmente a capacidade de armazenamento.

Caso opte por investir um pouco mais, uma boa opção é o Seagate GameDrive for Xbox, com 2 TB. É um console O acessório é estilizado com uma carcaça inspirada no console da Microsoft – a única coisa que o difere do STEA200400, na verdade – e permite que você tenha cinco vezes mais espaço do que somente com o console de fábrica, além de mais do dobro de um console novo com mais espaço.

Vale reforçar a recomendação de buscar acessórios com suporte ao USB 3.0 e, de preferência, com uma taxa de transferência de dados maior que 5400 RPM. Acima disso a diferença de desempenho não é tão expressiva e você pode acabar pagando muito mais do que precisa.

No fim das contas, se você busca por melhora no desempenho e redução nos tempos de loading dos seus jogos, o HD externo não fará tanta diferença assim. Por outro lado, se você busca mais espaço de armazenamento, o acessório pode ser a melhor opção.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Clique aqui para saber mais e garantir os melhores produtos do mundo Xbox na Microsoft Store 

Imagem: Assine Xbox Live Gold
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine Xbox Live Gold

Jogue online com o Gold para uma experiencia exclusiva e incrível. Junte-se à melhor comunidade de jogadores na rede de jogos de console mais rápida e confiável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.