10 games que vale a pena revisitar na retrocompatibilidade do Xbox One

4 min de leitura
Imagem de: 10 games que vale a pena revisitar na retrocompatibilidade do Xbox One

Uma das características mais interessantes que o Xbox One ganhou após chegar às lojas é seu sistema de retrocompatibilidade. Graças ao trabalho ativo da Microsoft, quem possui o console pode revisitar grande parte do catálogo do Xbox 360 seja através da Xbox LIVE ou usando os discos físicos que já fazem parte de sua coleção.

Com isso, quem já possui os jogos pode revisitá-los a qualquer hora (muitas vezes com ganhos de desempenho), enquanto quem não pode aproveitar alguma experiência tem a chance de fazer isso sem ter que correr atrás de uma unidade do console antigo. Com isso, não somente a empresa enriqueceu o catálogo da plataforma, como mostra respeito aos fãs que já investiram um bom dinheiro em softwares.

Neste artigo, reunimos uma pequena seleção de games que, mesmo não sendo mais tão recentes, ainda merecem muito a sua atenção. Seja para aproveitar experiências que você deixou passar ou para conferir alguns dos melhores momentos da geração passada, vale a pena ligar seu Xbox One somente para aproveitar esses games — caso um título de sua escolha tenha ficado fora da lista, aproveite nossa seção de comentários para falar sobre eles.

Mass Effect 2

O segundo capítulo da saga espacial da BioWare consegue misturar a exploração espacial do primeiro game a mecânicas de ação mais sólidas e personagens bastante carismáticos. Vale a pena revisitar a história do comandante Shepard nem que seja para poder passar mais tempo com figuras como Garrus, o misterioso Thane e o genial (e perturbado) Mordin Solus.

Alan Wake

Desenvolvido pela Remedy, Alan Wake é um game que acompanha as aventuras de um escritor conforme ele tenta desvendar o desaparecimento de sua esposa. Com um sistema narrativa que imita os episódios de uma série de televisão, o game possui uma ambientação aterrorizante e diversas reviravoltas que vão deixar você grudado na frente da TV durante toda a sua duração.

Halo: Reach

Esqueça Master Chief: em Halo: Reach você controla Noble Six, membro de um esquadrão de soldados de elite que tem que lidar com uma invasão alienígena no planeta Reach. Essa situação serve como palco para algumas das batalhas mais marcantes da série e para um roteiro capaz de deixar muitas pessoas com lágrimas nos olhos em diversos momentos.

The Witcher 2: Assassin of Kings

Caso você tenha gostado de The Witcher 3: Wild Hunt, vale a pena revisitar a segunda aventura de Geralt de Rívia no mundo dos video games. Com um sistema de combate que lembra um pouco a série Souls, o título mostra o personagem como um fugitivo da lei que tem que provar que não é ele o responsável por uma série de assassinatos que está destruindo aos poucos os reinos do Norte.

Gears of War 2

O segundo capítulo de Gears of War apresenta a mistura que definiu a série como um verdadeiro clássico. Além de muita ação e diversos tiroteios, o jogador encontra aqui um maior desenvolvimento de personagens e algumas das cenas mais dramáticas e tocantes do mundo dos video games.

Red Dead Redemption

Um dos maiores clássicos da Rockstar, Red Dead Redemption mostra a tentativa do ex-criminoso John Marston de garantir sua liberdade e uma vida feliz ao lado de sua família. Embora sempre seja um bom momento para reviver a história do pistoleiro, o anúncio recente de uma sequência é uma ótima razão adicional para você revisitar o final do período que conhecemos como o “Velho Oeste”.

Forza Horizon

Se você gosta de do gênero de corrida, nem que seja o mínimo possível, jogar Forza Horizon é simplesmente OBRIGATÓRIO. Quando ele foi lançado, lá em 2012, se tornou um divisor de águas desse tipo de game: aliando a qualidade gráfica da série Motorsport, uma temática bem leve num mundo aberto e fechando o pacote com uma jogabilidade extremamente divertida e amigável, o primeiro Forza Horizon ainda pode ser considerado um dos melhores jogos de corrida já feitos até hoje.

Splosion Man

Em Splosion Man, os jogadores controlam um experimento científico que fugiu do complexo onde estava preso e que deve evitar ser capturado novamente. Para isso, você deve usar seus poderes explosivos para matar inimigos, solucionar quebra-cabeças e vencer desafios de plataforma — tudo isso acompanhado por um visual bastante característica e doses generosas de bom humor.

Fable 2

O capítulo mais marcante da série desenvolvida pela Lionhead tem como cenário uma Albion retratada 500 anos do jogo original. Acompanhado de um fiel cachorro, o protagonista pode se aventurar por um reino repleto de desafios, investir na formação de uma família completa ou se dedicar a praticar o bem ou o mal pelos locais em que passa. No game, tão divertida quanto a jornada apreendida é poder brincar com os diversos sistemas criados pelos desenvolvedores.

Shadow Complex

Um dos primeiros grandes jogos da Xbox Live Arcade, Shadow Complex segue a tradição estabelecida pelos jogos da série Metroid de oferecer cenários interconectados que se abrem conforme o jogador destrava nos equipamentos e habilidades. Embora uma versão remasterizada também esteja disponível para o Xbox One, quem já possui o game consegue aproveitá-lo em sua forma original sem nenhum problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.