O que esperar da WWDC 2016, o grande evento da Apple no dia 13 de junho

4 min de leitura
Imagem de: O que esperar da WWDC 2016, o grande evento da Apple no dia 13 de junho

Falta pouco para que vejamos todas as novidades que a Apple preparou para o mercado de sistemas operacionais. Na próxima segunda-feira (13 de junho), a companhia de Cupertino vai sediar a sua Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês) 2016 e muito deve ser mostrado para programadores, investidores e consumidores de todo o mundo.

Como acontece todos os anos, o evento deve ser marcado mesmo pela chegada de novidades relacionadas aos softwares da Apple, mas isso não significa que não teremos nenhuma relacionada ao hardware. Confira agora mesmo quais são as grandes expectativas para o evento e fique por dentro de  tudo o que pode ser mostrado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A data do evento foi confirmada pela própria Siri

Vale dizer que estamos falando de expectativas e é bem possível que não acertemos 100% das projeções para o evento. Por isso mesmo, vale a pena ficar bem atento também à cobertura ao vivo que faremos para mostrar tudo o que for revelado durante a WWDC 2016.

OS X 10.12

O sistema operacional dos computadores da Apple deve continuar se aproximando dos portáteis. É bem provável que a fabricante mostre novidades sobre as capacidades de integração de funções entre as duas plataformas, sendo também possível que vejamos a chegada de novas ferramentas aos computadores — antes exclusivas das plataformas móveis.

Nisso, é impossível não citar a assistente pessoal Siri. Em imagens vazadas no mês passado, o OS X já era visto com um ícone da Siri e agora isso deve ser confirmado pela desenvolvedora durante o evento da semana que vem. Isso significa que devemos realmente ver o sistema dos computadores podendo ser usado com interações ainda mais intuitivas e completas.

Ícone da Siri no dock do OS X

Vale dizer que levando isso à integração entre computadores e iPhones, é quase certo que os consumidores vão poder executar comandos com a Siri e cruzar plataformas. Por exemplo: uma mensagem no smartphone poderá ser respondida diretamente pelo computador. Tudo de um modo rápido e simples.

Deve haver muito mais integração entre portáteis e computadores

Há analistas cogitando a volta do aplicativo iPhoto — remodelado e com novos filtros e ferramentas de edição. Além disso, é claro que também estamos na expectativa para conhecer o nome do novo sistema operacional, uma vez que a Apple sempre batiza o OS X com alcunhas bastante arrojadas.

Outras possibilidades que vêm sendo especuladas são a chegada de um novo Apple Music mais intuitivo — ainda sem relatos sobre integração com o iTunes —  e também a presença de um novo modo de desbloqueio mais rápido para os computadores (talvez similar ao Windows Hello).

Por fim, existem especulações de que podemos ver uma integração do Apple Pay ao navegador-padrão do OS X. Com isso, os consumidores poderiam efetuar compras rapidamente quando estivessem navegando na internet.

iOS 10

Recentemente, surgiram informações de que a Apple vai ampliar o ciclo de renovação de seus aparelhos para três anos. Com isso, é possível que a companhia tenha também um ano de menos inovações em seu sistema operacional portátil, mas é claro que isso não quer dizer que o iOS 10 vai chegar ao mercado sem mudanças em relação à versão anterior.

Ainda mais integração com a Siri

Uma das novidades mais esperadas é a chegada do SDK da Siri. Caso isso seja confirmado, desenvolvedores de apps de terceiros vão poder aproveitar a assistente pessoal para inserir comandos por voz diretamente a eles. Além disso, arquivos e documentos relacionados a esses apps também podem ser pesquisados e editados diretamente pela interface do sistema operacional.

Assim como acontece no OS X, o iOS também deve ganhar uma versão totalmente renovada do Apple Music — lembrando que a Apple precisa barrar o avanço do Spotify para que consiga continuar faturando alto no mercado fonográfico. A nova versão deve chegar com um design mais simples e funções mais intuitivas, pois o sistema ainda é muito criticado por ser complicado para os usuários.

Novidades no Music são aguardadas

O aplicativo iMessage deve trazer uma novidade relacionada ao Apple Pay. De acordo com analistas, o app pode permitir que dois usuários do iOS — ou do OS X — façam transferências de valores diretamente pelo software e sem a necessidade de usar outras ferramentas.

É esperada a chegada do Apple Pay diretamente no iMessage para permitir o envio de valores por mensagens

Melhorias no Photos também devem ser anunciadas para que os usuários de iPhones consigam extrair o máximo das capacidades de organização e publicação de suas imagens — além de filtros e modos de otimização. Sem grandes expectativas de recursos próprios, estima-se que o evento seja marcado mesmo pela demonstração de novos modos de integração entre iOS e OS X.

Apple Watch

É certo que vamos ver novidades relacionadas ao Apple Watch. Bem, isso não quer dizer um novo aparelho, mas sim mais possibilidades de software. O WatchOS vai ganhar novos recursos e há quase certeza de que isso deve trazer suporte à Siri — mesmo que não nativo, pelo menos com integração aos smartphones.

Apple Watch não deve ganhar nova versão em 2016

Por falar em integração, lembra que nós falamos que o OS X deve ganhar um sistema novo de desbloqueio? Pois há grandes chances de que isso seja feito por meio dos relógios Apple Watch. Ou seja: a proximidade dos wearables faria com que os computadores fossem desbloqueados rapidamente.

Novos computadores

É quase certo que vejamos algumas atualizações nos computadores iMac, Macbook, Macbook Pro e Macbook Air. No entanto, é melhor não ter muitas expectativas quanto a modificações no design dos aparelhos. Pois é, espera-se apenas que vejamos a chegada de atualizações de hardware — com nova geração de processadores e chips gráficos, por exemplo. Outra possibilidade que vem sendo cogitada está na chegada de telas OLED... Será?

Apple Car?

É bem possível que a Apple realmente esteja trabalhando em um carro autônomo, porém são remotas as chances de que vejamos isso já neste ano. Em relação à indústria automobilística, é bem mais provável que conheçamos novidades relacionadas ao sistema operacional CarPlay.

......

Quais são as suas grandes expectativas para a WWDC 2016?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.