'Epicentro da mudança': o que esperar da WWDC 2015?

5 min de leitura
Imagem de: 'Epicentro da mudança': o que esperar da WWDC 2015?

Chegou a vez da Apple. Depois de a Microsoft e a Google revelarem suas novidades para desenvolvedores e consumidores do mundo todo – com o BUILD 2015 e o Google I/O 2015, respectivamente –, a Apple vai fazer o mesmo durante o WWDC (Worldwide Developers Conference) 2015. Esse evento anual da Gigante de Cupertino vai apresentar as novidades que a empresa tem para o iOS e o OS X, além de dar mais informações sobre outros produtos da companhia.

Como de costume, o TecMundo vai fazer a cobertura completa do WWDC 2015 e acompanhar todos os anúncios realizados durante o evento. Ele será realizado em São Francisco, cidade da Califórnia (Estados Unidos), entre os dias 8 e 12 de junho. Na segunda-feira, a keynote principal está agendada para às 14 horas (horário de Brasília) e acontecerá no palco Mascone Center, onde Tim Cook subirá para falar sobre as novidades da Apple. Quer saber o que pode rolar de bom no WWDC 2015?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

iOS 9 focado em estabilidade

No ano passado, durante o WWDC 2014, a Apple anunciou o iOS 8. Meses depois, os consumidores receberam o novo sistema operacional que trouxe como destaques as notificações interativas, um Spotilight remodelado, um novo teclado QuickType, o app de saúde Health, o iCloud Drive, o HomeKit e muitas outras novidades.

Porém, se você está esperando a mesma enxurrada de anúncio para o iOS 9, sentimos informar que é provável que isso não aconteça. Segundo alguns rumores, a atualização do sistema operacional deve ser focada majoritariamente em estabilidade, como correções de bugs apresentados pelo iOS 8 e seus updates. Entretanto, isso não deve ser encaradao como uma má notícia, já que a promessa de a Apple resolver esse problema é algo bastante aguardado pelos consumidores. Também se especula que uma técnica chamada “Rootless” dificulte ainda mais o jailbraek no iOS 9.

iOS 9 será focado em estabilidade, com correção de bugs e melhorias de segurança.

Mac OS X – poucas novidades para o SO

O Mac OS X é outro que não deve receber muitas novidades durante a WWDC 2015. A aguardada atualização OS X 10.11 também deve estar focada na correção de bugs, além de melhorias de segurança. Esse último tópico deve ser o alvo principal do update, já que o assunto tem sido recorrente – um pesquisador, inclusive, disse que burlar o SO é trivial.

Portanto, a técnica “Rootless” que deve chegar ao iOS 9 também estará presente no OS X 10.11. Além das implementações de segurança, especula-se que a Apple também traga algumas mudanças de interface no sistema operacional para desktops no intuito de torná-lo mais simples e parecido com as variantes para dispositivos móveis.

Atualização do Mac OS X também não deve trazer muitas novidades, mas foco na segurança.

Apple Watch – SDK disponibilizado para desenvolvedores

A Apple já confirmou que vai disponibilizar um SDK (kit de desenvolvimento de software, da sigla em inglês) nativo no Apple Watch para os desenvolvedores. Essa novidade deve permitir que terceiros possam criar seus próprios apps para o smartwatch, o que não é possível até hoje. No momento, temos apenas aplicativos portados do iOS, usados a partir do iPhone, mas com uma interface compatível com o relógio inteligente.

Apple Music – serviço de streaming de música da Apple

A existência de uma proposta de serviço de streaming de música da Apple já não é segredo para mais ninguém. Até mesmo o preço e algumas de suas funcionalidades já estão sendo especulados por aí. Aproveitando o WWDC 2015, pode ser que a companhia revele mais detalhes sobre o Apple Music (ou Beats Music), modelo que quer desbancar concorrentes como o Spotify.

O serviço de streaming de músicas da Apple deve receber mais informações durante a WWDC 2015.

Apple TV – talvez não seja dessa vez

Uma notícia recente desagradou os consumidores que esperavam o anúncio de um novo modelo do Apple TV. De acordo com algumas informações confiáveis, a Apple não deve apresentar um novo modelo para o equipamento na WWDC 2015.

Segundo as fontes, todos os esforços ainda "não estão prontos para serem demonstrados", o que praticamente exclui a possibilidade de um novo Apple TV durante o programação da próxima segunda-feira (8).

Novidades do Apple TV? Não WWDC 2015 é provável que não.

HomeKit – integrando a sua casa

Apesar de já se ter passado um ano de seu anúncio oficial, apenas agora os primeiros produtos com HomeKit da Apple estão sendo lançados. De termostatos a sensores de luz, os produtos responderão a comandos de voz através da assistente pessoal Siri e serão comercializados por meio de lojas físicas e virtuais da Apple.

Com a iniciativa ganhando mais solidez, é provável que a empresa dê ainda mais detalhes de como todo esse ecossistema doméstico vai interagir com os consumidores. Portanto, a tendência da Internet das Coisas é uma das que provavelmente também será seguida pela Apple.

HomeKit deve receber novidades durante a WWDC 2015.

Siri mais poderosa e um novo concorrente para o Google Now

De acordo com alguns rumores, o iOS 9 pode ganhar umaSiri mais inteligente e de “cara nova”. Com atualizações constantes chegando ao Google Now, cada vez mais adeptos à Cortana e a possibilidade de o Yahoo! lançar a sua própria alternativa no mercado, a Apple começa a ficar para trás quando o assunto é a assistente pessoal.

Para bater de frente contra os concorrente, uma das primeiras modificações que a Apple planeja para a Siri é uma mudança completa de seu design. Além disso, o iOS 9 também deve trazer modificações que tornem a Siri ainda mais inteligente. Atualmente, a assistente é encarada por alguns como uma “respondedora” de perguntas – apesar das inúmeras funcionalidades que comprovadamente possui –, mas a Apple pretende transformá-la em uma verdadeira ajudante, capaz de realizar tarefas mais complexas e interpretar melhor os comandos dos usuários.

Siri pode chegar no iOS 9 mais poderosa e de "cara nova".

A outro rumor diz respeito ao Proactive, um possível concorrente do Google Now. Essa iniciativa, basicamente, refere-se à tentativa de a Apple emular as funções do concorrente, que traz informações oportunas baseadas nos dados dos usuários e na forma como ele utiliza o celular. O Proactive seria integrado a Siri, contatos, calendário, mapas, Passbook e aplicativo de terceiros em um serviço que seria uma evolução natural do recurso de busca Spotlight.

Outras novidades

Além das novidades já mencionadas, outras podem dar as caras durante a WWDC 2015. A chegada do iOS 9, por exemplo, pode trazer o recurso de telas dividas para multitarefas no iPad. O novo SO também deve aplicar o suporte a iPhones e iPads antigos.

.....

Quais são os seus palpites para a WWDC 2015, evento que a empresa considera ser o “epicentro das mudanças”? Acha que a Apple vai revelar mais alguma novidade interessante para os desenvolvedores e consumidores?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.