WWDC 2013: o que esperar?

3 min de leitura
Imagem de: WWDC 2013: o que esperar?

A partir da próxima segunda-feira, desenvolvedores e imprensa estarão reunidos no evento WWDC (Worldwide Developers Conference), organizado pela Apple. Na ocasião, a empresa de Cupertino vai mostrar todas as novidades presentes em seus sistemas operacionais e também pode aproveitar para exibir alguns novos produtos que foram preparados para o mercado internacional.

Mas o que podemos esperar desse evento? Certamente teremos novidades relacionadas aos sistemas operacionais iOS e Mac OS X, além de algumas renovações nos computadores da Apple. Mas o que exatamente pode surgir nesses produtos durante a próxima semana? Nós criamos um pequeno resumo para que todos saibam quais são as expectativas da imprensa especializada. Confira:

iOS: o que virá além do design?

O que sabemos até agora é que o sistema operacional presente nos portáteis será totalmente reformulado. iPhone e iPad devem contar com um sistema mais plano, o que segue as tendências do design em todo o mundo. O responsável por essa mudança é Jony Ive, que agora integra também a equipe de desenvolvimento.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Mas o que pode surgir além de um redesenho? Há rumores de que o principal foco dessa nova versão a ser apresentada na semana que vem seja a integração. E isso vale para outros dispositivos — como navegadores de carros — e também para softwares. Há quem fale sobre recursos de conexão simplificada com o Flickr e Vimeo para o envio de fotografias e vídeos com mais agilidade.

Por fim, é possível que surja uma novidade incrível para os desenvolvedores. Não há qualquer confirmação, mas espera-se que o iOS 7 (provável nome do sistema operacional) seja mais aberto do que as versões anteriores. Isso significa que podemos ter um número maior de APIs dedicadas aos programadores independentes.

Mac OS X: recursos para os profissionais

Nos últimos anos, o Mac OS X recebeu uma grande quantidade de melhorias relacionadas ao design. Atualmente, ele se parece bastante com o iOS em diversas situações — incluindo o Lauchpad de aplicativos e os modos de execução em tela cheia. Por isso, é possível que neste ano ele seja equipado com recursos mais avançados do que apenas melhorias gráficas, o que seria ideal para os consumidores mais profissionais — mas isso não exclui a inspiração no iOS.

Entre as maiores expectativas estão a remodelagem do motor presente no navegador Safari, a reedição dos alternadores de tarefas e também a melhoria no suporte à utilização de múltiplos monitores. Outro recurso que vem sendo esperado é a presença da Siri — assistente por comandado de voz — para a execução de diversas tarefas e não apenas a composição de textos.

Mac: hardware melhorado

É bem provável que vejamos novas linhas de computadores Mac sendo apresentadas na WWDC 2013. Isso inclui os portáteis Macbook Pro e Air e também os desktops iMac e Mac mini. Mas o que podemos esperar para esses equipamentos? Certamente algumas mudanças no hardware, uma vez que o design de todos eles é recente para os padrões da Apple.

(Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Mesmo assim, é possível que o Macbook Pro Retina fique um pouco menos espesso, segundo várias informações de fontes ligadas à empresa. Quanto ao hardware, o grande foco deve estar nos processadores. A Apple deve mesmo utilizar os novos chips Intel Haswell (a quarta geração dos Core i3, i5 e i7) em todos os modelos a serem mostrados no evento.

Novidades nas nuvens da Apple

O site Gizmodo lembra que a Apple comprou 18 patentes de uma empresa chamada Maya Systems recentemente. Nessa lista podem estar alguns recursos a serem empregados no iCloud, que ganharia a primeira grande atualização desde o início das atividades. Apesar disso, o que realmente se espera é que o sistema fique mais intuitivo para os consumidores.

Outra novidade esperada em relação aos serviços em nuvens que a Apple disponibiliza aos consumidores está na possibilidade de um recurso de rádios. Isso mesmo, em comunhão com o iTunes, há chances de a empresa disponibilizar um serviço de streaming para os usuários, que pagariam assinaturas mensais para ter acesso a um grande acervo de músicas online.

O que não esperar?

É bom esquecer qualquer novidade relacionada aos iPads e iPhones. Como nós publicamos há alguns dias, a Apple deve estar retornando ao seu sistema de renovações anuais dos aparelhos, por isso os portáteis devem ganhar novas versões somente em setembro e outubro. Também é pouco provável que atualizações para o aparelho Apple TV sejam mencionadas no evento.

Quanto a outros produtos: tudo pode acontecer — o site TechRadar até cita o relógio iWatch que pode ser apresentado. Fique atento aqui no Tecmundo, pois todas as novidades que surgirem durante o WWDC 2013 serão trazidas para vocês. Nós já dissemos o que esperamos da Worldwide Developers Conference da Apple, mas o que você está aguardando?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.