Saudades: site simula o Windows 95 e todas as suas funções pelo navegador

1 min de leitura
Imagem de: Saudades: site simula o Windows 95 e todas as suas funções pelo navegador

Quem nasceu na década de 80/90 provavelmente deve se lembrar muito bem do Windows 95. Esse sistema operacional da Microsoft, que trouxe pela primeira vez o Menu Iniciar e a Barra de Ferramentas, fez relativo sucesso entre os consumidores e preparou o terreno para a chegada do popular Windows 98. Esse SO também foi o responsável por inaugurar o conceito de “plug and play”, facilitando bastante a vida de quem precisasse utilizar um periférico diferente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Caso você seja um desses que morrem de saudades dessa época, um site recentemente lançado por uma estudante escocesa de apenas 19 anos pode ser a solução. Andrea Faulds usou um emulador batizado de emscripten para realizar um feito incrível: transportar o Windows 95 e todas as suas funcionalidades para o navegador. Acesse o site aqui.

A jovem conseguiu compilar códigos C++ – linguagem de programação na qual o Windows 95 foi escrita – para JavaScript, permitindo que o SO seja utilizado no browser. O resultado é um sistema operacional dentro do seu navegador, permitindo aos usuários utilizar, por exemplo, o Freecell e o DOS. Em nossos testes, o site apresenta certa lentidão e por vezes não carregou completamente. Porém, esse é um belo exercício para matar as saudades de um sistema que deixou saudades.

Você usou bastante o Windows 95 na epóca em que ele foi lançado? Sente saudades desse período? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.