Windows 10: como desativar o UAC e dispensar permissões de administrador?

3 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como desativar o UAC e dispensar permissões de administrador?

O User Account Control (UAC) — "Controle de Conta de Usuário", em tradução livre — foi lançado junto do Windows Vista e Windows Server 2008 com o objetivo de proteger o SO da Microsoft de atividades e programas potencialmente danosos.

O aplicativo, familiar a usuários que costumam baixar e instalar novos softwares, exige os privilégios de administrador sempre que uma alteração está prestes a ser feita junto do sistema operacional.

No momento em que um jogo ou um reprodutor multimídia é instalado, por exemplo, uma notificação aparece na tela e “congela” todas as atividades que estão sendo executadas pelo PC. Então, as ações podem ser retomadas somente após a concessão ou não das permissões do administrador.

Instalação de programas que não fazem parte da biblioteca nativa do Windows, reprodução de apps de terceiros, configurações específicas e até mesmo a reprodução automática de softwares são algumas das situações em que o UAC pode atuar. Cansado de permitir a modificação do sistema por um desenvolvedor confiável? Pois controlar a atuação do Controle de Conta de Usuário é possível.

Por padrão, uma permissão por parte do administrador tem de ser concedida sempre que um novo programa é instalado.

Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar as preferências do mecanismo de segurança de modo a reforçar ou restringir a atuação do UAC. Nota: os comandos descritos a seguir se aplicam também às versões que precedem o Windows 10.

Como gerenciar a atuação do UAC?

Abra o “Menu Iniciar” ou aperte a tecla “Windows” e digite “Painel de Controle”. Abra a opção sugerida pela caixa de pesquisas do Windows 10 e, na janela aberta, clique em “Contas de Usuário”.

Em seguida e na aba “Contas de Usuário”, abra o campo “Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário”. Gerencie, por fim, os parâmetros para atuação de UAC.

Parâmetros de atuação

O nível 3 de atuação do UAC é definido por padrão: significa que as notificações serão exibidas sempre que os aplicativos tentarem fazer alterações no PC. Para desativar os alertas, selecione a opção “Nunca me notificar”, na base da barra de status.

Mas atenção: essa configuração pode deixar seu computador vulnerável a ameaças, pois as modificações feitas por apps não terão mais de ser autorizadas.

Se você deseja deixar mais rígida a atuação do UAC, basta elevar a marcação para o nível 4: assim, as notificações serão sempre mostradas, até mesmo quando você, como administrador, fizer alterações no sistema. Salve as alterações em “OK” e pronto.

Como controlar o comportamento do UAC?

Definir os cenários sobre os quais as permissões de administrador têm ou não de ser concedidas é outra possibilidade. Atenção: não recomendamos as modificações dos registros de fábrica por usuários pouco experientes do Windows.

Antes que os ajustes de algumas funções do sistema possam ser configurados, o local responsável por armazenar certos registros do UAC tem de ser acessado. Acompanhe a seguir o caminho que deve ser seguido por meio do Editor do Registro.

  • Aperte “Win + R” e, em “Executar”, digite “regedit”, sem aspas.
  • Então siga pelas seguintes pastas: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System.

Gerencie cada ação

Ao clicar com o botão direito sobre “ConsentPromptBehaviorAdmin” ou “EnableInstallerDetection”, por exemplo, a opção “Modificar” é exibida. Além do nome do registro, os dados de valor podem ser alterados pelo administrador. Os números para cada uma das ações variam e podem ir de 0 a 5.

Veja o resultado da atribuição dos valores sobre as ações do UAC para algumas das opções de registro.

ConsentPromptBehaviorAdmin:

  • 0: processos como autenticações e comandos podem ser realizados sem que haja necessidade de confirmação por parte do administrador.
  • 1: quando a operação requer privilégios, usuário e senha têm de ser fornecidos pelo administrador.
  • 2: a exibição da interface UAC é então feita quando a atividade selecionada entra em ação.
  • 3: as credenciais de administrador são exibidas para execução do processo.
  • 5: exige autorização para operações que contam com dados binários de terceiros.

Abaixo, outros registros que podem ser alterados:

  • EnableInstallerDetection: os valores 0 e 1 para desativação e ativação, respectivamente, podem ser atribuídos (exceto no Windows Enterprise).
  • PromptOnSecureDesktop: para determinar a exibição do UAC por padrão junto de um desktop seguro, informe o valor 1; desative a função em 0.
  • EnableSecureUIAPaths: a ativação de aplicações UIAccess a partir de locais não seguros pode ser feita por meio do valor 1.

Informações detalhadas sobre as políticas de segurança e configurações das chaves de registro do UAC podem ser conferidas aqui, em inglês.

...

Quais ferramentas de segurança, como antivírus ou anti-malwares, você usa? Comente no Fórum do TecMundo

Compre o Windows 10 da Loja Oficial da Microsoft e baixe na hora. Aproveite o novo navegador Microsoft Edge, Windows Defender e muito mais clicando aqui!

Imagem: Microsoft 365
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft 365

O Office 365 agora é Microsoft 365! O pacote ainda inclui os principais programas, como Excel e Power Point e também Outlook, OneDrive com armazenamento na nuvem de 1 TB e muito mais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.