Gerenciador de verificação de driver

2 min de leitura
Imagem de: Gerenciador de verificação de driver

O Gerenciador de verificação de driver é uma ferramenta desconhecida para muitos usuários, já que  seu uso é mais restrito a desenvolvedores de drivers. No entanto, ela pode vir a ajudar (e muito!) quando nos deparamos com a famigerada “tela azul”, ou mesmo quando nosso querido computador começa a operar mais devagar do que deveria.

Muitas vezes o que ocasiona os problemas citados acima são drivers incompatíveis com o sistema operacional utilizado (por exemplo, um de Windows 98 sendo usado no XP), ou então drivers sem assinatura, ou seja, não são tão confiáveis quanto um que a tenha.

Se o seu computador está enfrentando problemas parecidos com esses (que em alguns casos o fazem reiniciar sozinho), usar o Gerenciador de verificação de driver pode ser a solução.

Para acessar o Gerenciador de verificação de driver, basta ir em “Iniciar” e depois em “Executar”, após abri-lo digite “verifier” e clique em “OK”.

Executar...

Tendo aberto o Gerenciador de verificação de driver, você verá 5 opções diferentes, mas assumindo  que você está lendo este artigo porque ainda não conhecia o Gerenciador de verificação de driver e não sabe usá-lo, escolha a primeira opção “Criar configuração padrão”.

Criando uma configuração

Agora deve-se escolher quais tipos de drivers serão verificados: os sem assinatura, os de versões anteriores do Windows, ou se todos serão verificados. Há ainda a opção de escolhê-los um a um (no caso de se ter idéia de qual deles está causando o problema). Após isso clique em “Avançar”.

Selecionando os drivers a serem verificados.

Se você não tem a menor idéia sobre qual tipo de driver verificar (ou então nem sequer sabe se o problema é relacionado ao driver ou não), selecione para que todos os drivers instalados no computador sejam verificados. Feito isso, clique em “Concluir” e uma mensagem aparecerá mandando o computador ser reiniciado para que as alterações surtam efeito.

Depois de reiniciado o computador, você poderá reparar que o sistema estará muito lento, além disso, se houver um erro com um dos drivers verificados a “tela azul” aparecerá, mostrando qual dos drivers está ocasionando problemas. Se nenhuma tela de erro aparecer, significa ou que não há problema algum ou que o problema não é relacionado a drivers, logo, o Gerenciador de verificação de driver não poderá ajudar.

Pode ser que seu computador comece a reiniciar sozinho. Caso isso aconteça, você deverá desabilitar a opção que faz com que ele aja dessa forma ao se deparar com uma tela azul. Para tanto, basta ir no “Painel de Controle” e abrir o ícone “Sistema”, na aba “Avançado” deve-se clicar em “Configurações” onde estiver escrito “Inicialização e Recuperação”. Feito isso, desmarque a opção “Reiniciar automaticamente” em “Falha no sistema”.

O que Fazer quando Aparecer a Tela Azul

Repare que nela será informado qual driver está causando o problema, com essa informação em mãos você terá duas opções: desinstalar o driver, ou então, não fazer nada e continuar com o problema. Para desinstalar basta ir em “Painel de Controle”e abrir “Adicionar/Remover programas”, selecionar aquele que causa problemas e desinstalá-lo.

Finalizando

Um último detalhe: se depois de resolver os problemas você não desabilitar as verificações configuradas para o Gerenciador de verificação de driver fazer, sempre ao reiniciar o computador elas serão realizadas. Para evitar esse (convenhamos) transtorno, vá em “Executar” e digite “verifier /reset” e pronto, o Gerenciador de verificação de driver não fará mais nenhuma verificação novamente! A não ser que você queira, claro.

Para informações mais aprofundadas sobre o assunto, basta procurar no site da Microsoft, em especial neste tópico.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.