Como aconteceu em outras ocasiões, sempre que uma nova versão do Windows é lançada a Microsoft vai, aos poucos, deixando de trabalhar nas opções mais antigas. Isso aconteceu com o Windows XP há algum tempo, e agora é a vez do Windows Vista seguir pelo mesmo caminho que o seu “parente” mais velho.

Segundo informações divulgadas pela empresa de Bill Gates, o suporte ao Windows Vista será encerrado em 11 de abril. A partir dessa data, o sistema operacional não vai mais receber nenhum tipo de atualização ou suporte da parte da companhia.

“Após 11 de abril, usuários do Windows Vista não vão mais receber novas atualizações de segurança, correções, suporte gratuito ou pago ou atualização de conteúdo técnico online da parte da Microsoft. A empresa ofereceu suporte ao Windows Vista nos últimos 10 anos, mas chegou o nosso momento, junto com nossos parceiros de hardware e software, de investir nossos esforços em tecnologias mais recentes para continuar entregando grandes experiências”, diz uma mensagem publicada no site de suporte da Microsoft.

A empresa ofereceu suporte ao Windows Vista nos últimos 10 anos, mas chegou o momento de investir nossos esforços em tecnologias mais recentes para continuar entregando grandes experiências

E agora, José?

Caso você faça parte do grupo de usuários que ainda conta com o Windows Vista instalado na máquina, é preciso saber que o fim do suporte não significa que o sistema operacional deixará de funcionar. Ele ainda vai se manter ativo pelo tempo que julgar necessário, mas estará ignorado pela Microsoft em menos de um mês.

Se possível, o mais indicado a fazer em casos assim é trocar para uma versão mais recente do sistema operacional, melhorando não apenas a sua experiência como um todo, mas também a segurança por meio das atualizações que as outras edições disponíveis no mercado ainda recebem.