(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

O Windows 8.1 vai ser lançado para computadores no dia 18 deste mês de outubro, sendo que a versão para aparelhos mobile deve ser disponibilizada para download somente no começo de 2014. No entanto, isso não impede que diversos rumores apareçam e apontem algumas prováveis características da novidade.

De acordo com o que foi divulgado, o update pode acabar excluindo o botão físico de voltar dos aparelhos que rodarem o sistema operacional — isso é indicado pela falta de programação para este componente. Atualmente, ele é utilizado para acessar a área de multitarefas ou simplesmente para voltar para a janela anterior, sem importar se ela é de outro app.

Contudo, parece que a Microsoft ouviu os consumidores e constatou que o botão Home é bem mais utilizado para o acesso a outros softwares. No entanto, ainda não há informações concretas sobre como a multitarefas seria acessada e nem qual seria o mecanismos para que a pessoa pudesse simples voltar para a tela de minutos antes.

Outras “surpresas”...

Além da barra de notificações — que é uma das inclusões mais famosas do WP 8.1 —, o sistema também deve passar a ter suporte melhor para dispositivos de até 10 polegadas, incluindo os de 5 e 6. Com isso, ele deve funcionar sem problemas em futuros lançamentos da companhia, como o Nokia Lumia 1520, por exemplo.

Outros boatos também indicam que a Microsoft pode utilizar o novo Windows Phone para colocar o seu binário universal no mercado. Com isso, os desenvolvedores poderiam criar aplicativos para o WP e Windows RT ao mesmo tempo, sem ter que converter as suas criações para que elas funcionem em dois aparelhos diferentes.

Cupons de desconto TecMundo: