Uma nova arma está sendo usada pelo NYPD (o departamento de polícia de Nova York) na luta contra o crime. Não se trata de um novo tipo de pistola ou munições não-letais, mas sim de smartphones equipados com o sistema operacional da Microsoft. Sempre que uma ocorrência é alertada, agentes que estiverem nas regiões recebem as informações diretamente em seus aparelhos.

Com isso, apps instalados no Windows Phone podem monitorar as chamadas para o 911 — o "190" dos Estados Unidos —, informando aos agentes que existem ameaças a serem neutralizadas. O policial Espinal falou para o canal ABC 7 de Nova York sobre as novidades, revelando como o novo sistema pode ajudar no combate ao crime na cidade.

"Eu vi no aplicativo que havia um incidente poucos quarteirões de onde eu estava. Contatei o número que havia denunciado a ocorrência e obtive informações sobre o suspeito.", disse Espinal. Com as informações, conseguiu contatar outros policiais e em pouco tempo o criminoso foi capturado, assim como a arma que estava sendo utilizada na ocasião.

Os policiais revelam ainda que a utilização dos smartphones pode romper uma barreira muito comum nos Estados Unidos: o idioma. Utilizando informações de texto, os agentes conseguem ter todas as informações necessárias em inglês, não havendo problemas com informações oriundas de pessoas que falam apenas outros idiomas.