O Windows Phone 8.1 ainda é novidade, mas rumores sobre as funções presentes na próxima versão do sistema operacional móvel da Microsoft já começaram a pintar na rede. Desta vez foi um usuário do Reddit que afirma ser um funcionário da Microsoft quem trouxe as novidades que devem estar presentes na atualização 8.1.1.

A recém-chegada central de notificações deve receber uma boa melhorada no funcionamento, ganhando novos recursos como controles de música e linhas de divisão para organizar melhor o conteúdo. Tudo também deverá ficar mais organizado com notificações mais detalhadas.

Espera-se que a loja também receba uma série de novidades, entre elas, a possibilidade de se favoritar aplicativos. Com isso, o sistema poderá aprender com as suas preferências e passar a recomendar softwares mais de acordo com o seu perfil. A interface de jogos deve receber uma nova cara, sendo substituída pelo aplicativo do Xbox One com direito a avatares, mensagens, controle remoto e outros recursos.

Melhorias em aplicativos

A partir da atualização, os aplicativos da tela de bloqueio passarão a fazer parte do núcleo do sistema, o que pode lhes render um desempenho melhor. O YouTube deve ganhar um novo aplicativo — ainda sem nome definido — feito completamente em html 5 a pedido da Google.

O OneNote, por sua vez, ganhará algumas novidades interessantes, como ferramentas de arte. Até mesmo a calculadora receberá novidades: o aplicativo terá novos recursos para o cálculos de fórmulas científicas. Já o Email/Outlook é mais um que deve ganhar melhorias no visual, recebendo uma aparência mais similar à sua contraparte do desktop.

Entre as novidades também consta um novo aplicativos para memorandos de voz e conversão de unidades, além de recursos exclusivos para o Internet Explorer.

Rede social e mensageiros também não ficaram de fora

Outro que deverá ter mais recursos é o Instagram, que pode ganhar um sistema de upload de vídeos mais eficiente, além de melhorias no aplicativo de câmera, incluindo novidades exclusivas para o aplicativo de câmera da Nokia.

O KIK Messenger ficará pronto definitivamente em junho, junto com suporte ao Skype e design desenvolvido inteiramente em html 5. O sistema também terá um sistema de mensagens em bolhas, assim como já apresenta o Facebook em outros sistema móveis.

Falando no Facebook, o aplicativo receberá um trato no visual com notificações melhores, video chat, novas fontes e emojis. A lista também cita um aplicativo oficial do Facebook para Windows Phone.

Interface do sistema

A interface do sistema deve contar com Live Tiles interativas e tiles invisíveis dentro de aplicativos individuais. Elas também serão atualizadas a cada 30 segundos se o recurso for ativado por usuário ou desenvolvedor.

O teclado receberá uma nova linha guia WordFlow para facilitar (e agilizar) a acentuação de palavras. A barra de sugestão de palavras, por sua vez, ficará oculta até que algo comece a ser digitado. Para completar, também será possível alterar a cor do teclado entre preto, branco ou cinza, isso sem precisar alterar a cor de fundo.

A tela de bloqueio deverá receber novos comandos e novas opções de entrada de senhas. Já o aplicativo de calendário terá uma atualização no visual e mostrará o mês de uma forma mais interessante do que é hoje.

Os usuários que desejarem poderão remover o aplicativo de podcasts caso assim o desejarem, e o alarme terá novos recursos como timer. A assistente virtual Cortana finalmente sairá do estágio beta e o aplicativo Photos mostrará mais detalhes sobre as imagens, como nome, lugar e hora em que foram tiradas.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Vale lembrar que, apesar de muitos desses recursos serem requisições do público, não é possível afirmar a veracidade da lista. Contudo, como temos visto nos últimos tempos, a Microsoft tem se esforçado muito para ouvir os consumidores afim de melhorar cada vez mais o Windows Phone.

Agora, só nos resta esperar para ver quais dessas funções estarão presentes na próxima atualização de sistema.

Cupons de desconto TecMundo: