Microsoft revela oficialmente o Windows Phone 8.1 e suas novidades

3 min de leitura
Imagem de: Microsoft revela oficialmente o Windows Phone 8.1 e suas novidades

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Nesta última terça-feira (1º), o Tecmundo noticiou algumas das “previsões” que foram feitas para o evento da Microsoft de hoje — quarta-feira (2). Agora, a Build 2014 já está acontecendo e revelou algo que muitas pessoas estavam esperando há algum tempo: o Windows Phone 8.1, atualização do sistema operacional mobile da empresa.

Em relação ao novo software, o recurso mais destacado é a assistente pessoal chamada Cortana, que vai chegar ao mercado para concorrer com outros programas do mesmo gênero (o exemplo mais conhecido disso é a Siri, da Apple). Dessa maneira, a novidade vai trabalhar aceitando comandos por voz.

Começando pelo principal!

Cortana e o seu visual minimalista. (Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)

Na apresentação da Microsoft, Joe Belfiori (chefe da divisão do Windows Phone e vice-presidente de toda a companhia) mostrou que a Cortana é capaz de responder diversas perguntas e comandos diferentes. Além disso, o programa vai aprendendo com as suas pesquisas na internet e com os lugares visitados por você, de modo parecido com o comportamento do Google Now.

O diferencial do programa do Windows Phone 8.1 é o fato de que ele consegue trabalhar com perguntas “incompletas”. O exemplo dado foi no caso de você pesquisar pela temperatura do dia em questão. Em seguida, há a possibilidade de apenas dizer “mas e em graus Celsius?”, sendo que uma resposta satisfatória vai ser obtida.

A aparência da Cortana é bem simples, já que o software é representado por um círculo na cor escolhida por você para o Windows Phone. Essa “bolinha” gira enquanto pesquisas são feitas e pulsa quando ela emite algum som.

Ouvindo os próprios clientes

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Outra novidade que estava sendo esperada há algum tempo pelos adeptos do Windows Phone é uma central de notificações. Esse recurso chegou com a versão 8.1, sendo chamado de Action Center — você vai poder escolher quais aplicativos mandam notificações para essa área e em que momentos esses avisos vão vibrar, por exemplo.

O Action Center também conta com atalhos para alguns recursos do próprio sistema, assim como é o caso do Modo Avião. Enquanto isso, a tela de bloqueio do seu aparelho também vai poder abrigar informações mais interativas de aplicativos de terceiros, sendo que isso vai ser feito através de novas APIs.

Melhorias relacionadas à conectividade dos aparelhos que rodam o Windows Phone também eram pedidas, de modo que a Microsoft atendeu isso da sua maneira. Com foco em mensagens de negócios, há suporte para as tecnologias S/MIME e VPN — ou seja, o sistema vai permitir a troca de mensagens codificadas ou em ambientes privados.

Sim, ainda tem mais...

No vídeo acima, Belfiore apresenta as novidades do WP 8.1.

Outra facilidade que a Microsoft pretende levar aos seus clientes é chamada de WiFi Sense, sendo que o objetivo desse recurso é o de conectar o seu aparelho a qualquer rede Wifi desprotegida de modo automático. Os detalhes técnicos sobre isso ainda são escassos, mas a novidade parece ser útil.

A empresa do Windows também anunciou outras novidades que podem ser consideradas “menores”, como a liberação de uma nova versão mobile do Skype, compatibilidade com os Calendários da Google, novas alternativas de personalização de tiles de aplicativos (com uso de skins) e até mesmo um teclado que trabalha de forma parecida com o Swype do Android.

Informações mais detalhadas sobre esses recursos e sobre o sistema devem ser disponibilizadas ainda esta semana, e é claro que você vai poder conferi-las aqui no Tecmundo. Além de tudo isso, a Microsoft deixou claro que novos aparelhos com o WP 8.1 devem ser lançados até o fim de abril, mas que a atualização para usuários mais antigos vai acontecer dentro de alguns meses.

E aí, o que você achou disso tudo? Para deixar uma resposta, apenas poste um comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.