Cortana: assistente pessoal do WP8.1 vai juntar melhor de Siri e Google Now

2 min de leitura
Imagem de: Cortana: assistente pessoal do WP8.1 vai juntar melhor de Siri e Google Now

Será essa a aparência final da Cortana do Windows Phone 8.1? (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Quando a Siri e o Google Now surgiram no mercado, as comparações foram inevitáveis. Enquanto a Apple queria mesmo era criar algo que entendesse o usuário do iPhone e entregasse informações de acordo com a necessidade dele, a Google quis preparar um sistema mais inteligente, que previsse as necessidades de quem contava com o serviço. A Microsoft parece ter bebido dessas duas fontes e pode apresentar na sua próxima conferência Build a assistente pessoal Cortana, uma espécie de mescla dos dois concorrentes acima citados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você é fã da série Halo, já deve ter percebido que o nome da assistente pessoal é o mesmo da inteligência artificial que aparece no game. Fala-se que a voz do app também será igual. Ainda assim, há dúvidas sobre a permanência desse nome no futuro, podendo a Microsoft alterá-lo para o lançamento comercial.

O pessoal do The Verge conseguiu, através de fontes anônimas, colocar as mãos em um aparelho com Windows Phone 8.1 equipado com a Cortana, que, segundo eles, deve substituir o Bing no sistema, e explicaram algumas funcionalidades da assistente. Como você pode ver na imagem, uma animação circular será o elemento gráfico para mostrar a atividade da Cortana e seu formato de interação poderá ser bem parecido com o da Siri, permitindo a você até escolher como deve ser chamado pelo seu telefone.

Conversas x contexto

A assistente será capaz de decifrar algumas questões com diversas variáveis e trazer respostas diretas por voz, quase como se estivesse conversando com o dono do dispositivo. Fora isso, ela usará informações contextuais do Foursquare, Bing e outros serviços para trazer informações como tempo, resposta de pesquisas, localização e outros detalhes.

Assim como o Google Now, a Cortana será capaz de identificar em seus emails se você fez uma reserva em um hotel, se comprou uma passagem de ônibus ou avião e ainda trazer informações como os cards de dados do concorrente da Google.

Para manter todas essas informações organizadas, a Cortana vai “anotar” tudo em uma espécie de app de apontamentos do Windows Phone. Não ficou claro se o usuário poderá ou não consultar ou pelo menos ver esses apontamentos da assistente diretamente ou se terá que sempre perguntar a ela sobre qualquer coisa presente nessa ferramenta.

Espera-se que a Microsoft lance pelo menos uma versão preliminar do Windows Phone 8.1 para desenvolvedores antes da liberação comercial. Isso deve acontecer junto com o anúncio do novo SO na conferência Build deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.