Melhores apps de Windows Phone: 07/04/2016

7 min de leitura
Imagem de: Melhores apps de Windows Phone: 07/04/2016
Imagem: Windows Central

Chegamos no mês de abril e os usuários do Windows Phone/Windows 10 Mobile foram presenteados com diversas novidades ao longo da última semana. Em mais uma seleção de melhores apps e jogos para os sistemas operacionais, trazemos um total de dez dicas para os nossos leitores – sendo que cinco são softwares e cinco são games de gêneros variados.

Entre os destaques, podemos citar o Todoist, famoso app de produtividade que finalmente deixou de ser um Beta para se transformar em um programa estável para o usuário final. Não se esqueça de conferir também o Lunata Rescue, divertido joguinho estilo plataforma desenvolvido pelo estúdio brasileiro Insignia Games.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para baixar os apps, tudo o que você precisa fazer é ler seus respectivos códigos QR ou clicar em seus títulos. Vale observar que alguns dos softwares citados neste artigo são exclusivos para cidadãos dos Estados Unidos – sendo assim, é preciso alterar a região da Windows Phone Store para acessá-los. Divirta-se e até a próxima semana!

APLICATIVOS

FGTS Caixa

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

A Caixa Econômica Federal (CEF) acaba de lançar dois novos aplicativos para Windows Phone. O primeiro deles é o FGTS Caixa, pelo qual o internauta consegue consultar os depósitos e saldo de seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), benefício trabalhista que visa proteger o profissional que for demitido sem justa causa. O software é totalmente gratuito.

Lançado também para Android e iOS, o FGTS Caixa é muito fácil de ser utilizado. Basta fazer um cadastro (caso você ainda não tenha um) informando seu número do NIS (PIS/PASEP) e uma senha alfanumérica. Com isso, além de consultar quanto dinheiro você tem no seu fundo de garantia, é possível atualizar seus dados e localizar postos de atendimento da CEF.

Caixa Trabalhador

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

O segundo app lançado recentemente pela CEF é o Caixa Trabalhador, que é ainda mais abrangente se comparado com o item anterior. Através dele, o cidadão consegue obter informações detalhadas sobre seguro-desemprego, Programa Integração Social (PIS) e abono salarial. Ele também é totalmente gratuito e está disponível para múltiplas plataformas.

A CEF acaba de lançar dois novos apps para Windows Phone

Com alguns toques na tela, o usuário consegue acessar o calendário de pagamentos e visualizar a situação de seus benefícios trabalhistas. Você também encontra um FAQ (perguntas e respostas) que reúne as questões mais comuns a respeito de cada um desses direitos. Por fim, um mapa indica o posto de atendimento da CEF mais próximo de sua região.

TuneIn Radio

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Se você gosta de música, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre o TuneIn, serviço que lhe permite ouvir estações de rádio do mundo inteiro através da internet. O aplicativo oficial da plataforma para smartphones com Windows Phone havia sido retirado da Microsoft Store, mas ele acaba de voltar remodelado e com novidades que valem a pena conferir.

App de rádios online foi reformulado e está de volta na Microsoft Store

Primeiramente, a partir de agora, o TuneIn é um app universal, ou seja, funciona também em desktops e os dados do usuário ficam sincronizados entre os dois aparelhos. A interface do programa também foi aprimorada, e agora está ainda mais minimalista e intuitiva. O software continua gratuito, logo, baixe-o agora mesmo e divirta-se com música ilimitada.

Win Screens

  • Gratuito
  • Windows 10 Mobile
  • RAM: 512 MB

O Win Screens é um aplicativo gratuito que permite personalizar seu dispositivo móvel equipado com Windows 10 Mobile. Com a ajuda dele, o usuário consegue customizar tanto a tela de bloqueio (lockscreen) quanto a tela inicial (homescreen) de seu aparelho. É possível adicionar papéis de parede inéditos e widgets que mostram seu nome, email etc.

Mais um app para você personalizar seu smartphone

Você pode escolher entre os wallpapers do Bing, imagens salvas localmente no gadget ou até mesmo criar uma arte bem simples, composta por uma cor sólida ou um padrão de formas geométricas. Por fim, adicione efeitos como blur (borrão) ou escala de cinza (para transformar uma foto em uma obra monocromática) e divirta-se com seu smartphone personalizado.

Todoist

  • Gratuito
  • Windows 10 Mobile
  • RAM: 512 MB

A algumas semanas atrás, nós colocamos em uma seleção o Todoist Preview, que nada mais era do que uma versão Beta do aplicativo oficial do Todoist para Windows 10 Mobile. Após a colaboração de milhares de usuários, o serviço finalmente lançou a edição final e estável do programa, que você pode instalar tanto em seu smartphone quanto em desktops com o SO.

Um dos melhores softwares de produtividade

Trata-se de uma ferramenta poderosa para quem quer criar listas de tarefas, gerenciar seus afazeres e delegar tarefas para uma equipe de trabalho. O software possui uma interface bem clean e amigável. Vale observar, porém, que é preciso ter uma conta Premium no Todoist para usufruir de seus recursos mais avançados – apenas as funcionalidades básicas são gratuitas.

JOGOS

Lunata Rescue

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Desenvolvido pelo estúdio catarinense Insignia Games, Lunata Rescue é um jogo estilo plataforma na qual você precisa explorar cenários variados e salvar filhotes de insetos, que foram capturados por perigosas abelhas. O protagonista – Lunata – é um exemplar da Membracis lunata, espécie nativa do Brasil e conhecida como “soldadinho” ou “viuvinha”.

Diferente da maioria dos games do gênero, em Lunata Rescue você não vai apenas para a direita ou esquerda, sendo necessário também explorar as fases na vertical. Escape dos inimigos, colete os filhotes e encontre a saída para os cinco mapas únicos. Há ainda quatro modos de jogo diferentes para você se divertir (Campanha, Pressão, Pesadelo e Hardcore).

Treinamento Cerebral

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Treinamento Cerebral é, como seu nome sugere, um jogo voltado a quem quer exercitar o cérebro, melhorando seu desempenho em áreas como memória, concentração e raciocínio rápido. O game possui oito níveis diferentes, sendo que cada um deles traz vários desafios em dificuldade crescente; caso você erre um deles, será enviado de volta para o anterior.

Estimule sua memória através deste joguinho viciante

No primeiro nível, por exemplo, você precisa memorizar os algarismos presentes em cada uma das bolinhas que serão arremessadas no tabuleiro. Em seguida, as marcações somem, e o jogador tem que tocar nas esferas de acordo com a ordem numérica, tentando se lembrar de onde está cada um dos números. Treinamento Cerebral é completamente gratuito.

Dotster 2

  • Gratuito
  • Windows Phone 8 ou superior
  • RAM: 512 MB

Gosta de puzzles? Então não deixe de baixar Dotster 2, um jogo que apresenta uma mecânica simples de entender, mas difícil de dominar. A cada nível, você é apresentado a um tabuleiro com várias esferas coloridas. Ao conectar duas ou mais bolinhas da mesma cor (na horizontal, vertical ou diagonal), elas automaticamente são destruídas e somem do tabuleiro.

Com base nesse sistema, as fases possuem diferentes objetivos – em uma, você terá que destruir um número pré-determinado de bolinhas de uma cor, enquanto em outra será preciso acumular uma certa pontuação ao eliminar o máximo de esferas possível sem ultrapassar X movimentos. O game é totalmente gratuito e possui vários níveis para você se entreter.

Stack Free

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1 ou superior
  • RAM: 512 MB

A Ketchapp é uma publisher famosa por distribuir joguinhos extremamente simples e viciantes. A algumas semanas atrás, ela lançou o Stack, disponibilizado para Android e iOS. O título não chegou ao Windows Phone, mas a Amazing Games acaba de soltar um port não-oficial para o sistema operacional – e você pode baixa-lo gratuitamente no seu celular.

O conceito é simples: você precisa tocar na tela no momento exato em que as “fatias” deslizantes se encaixam no pilar. Se você tocar antes ou depois do tempo certo, a sobra dessa fatia cairá, fazendo com que seu monumento fique cada vez menor. O objetivo é tentar construir a torre mais alta que você conseguir, alcançando pontuações cada vez maiores.

Right Left Up

  • Gratuito
  • Windows Phone 8.1 ou superior
  • RAM: 512 MB

Mais um joguinho bem simples para você se divertir casualmente. Em Right Left Up, você controla uma simpática ovelha e precisa escalar uma montanha repleta de obstáculos. Os comandos são bem simples: basta tocar nas duas extremidades da tela para decidir se o protagonista vai subir o próximo bloco para a direita ou para a esquerda.

Ajude a ovelha a subir a montanha

Parece fácil, mas não é. Você precisa tomar essa decisão com base nos perigos que surgem pelo cenário. Além disso, é preciso pensar rápido, já que o cenário atrás de você vai se desintegrando com o tempo. Seu único objetivo aqui é fazer a maior pontuação possível, sobrevivendo o máximo que conseguir. Dispute com seus amigos e divirta-se!

Quais foram os melhores apps e jogos de Windows Phone que você experimentou nesta semana? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.