Pesquisa: enquanto XP decai, Windows 8 ganha mais espaço no mercado

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa: enquanto XP decai, Windows 8 ganha mais espaço no mercado
Imagem: Ciência da Computação

Após ter sofrido com ligeiras quedas de popularidade nos meses de junho e julho, o Windows 8 ganhou mais espaço no mercado durante agosto, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo NetMarketShare. O instituto é famoso por seus relatórios mensais que analisam o market share dos sistemas operacionais a nível global.

O Windows 7 ainda permanece disparado como o SO mais usado no mundo todo, abocanhando 51,21% do mercado (aumento de 0,01% em relação ao mês de julho). O Windows XP aparece em segundo lugar, dominando 23,89% da pizza – na última pesquisa, o já abandonado sistema operacional possuía participação de 24,82%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já o Windows 8.1, que estava em queda desde junho (6,61% em junho e 6,56% em julho), sofreu um salto para 7,09% em agosto – um crescimento tímido, mas animador para a Microsoft. O Windows 8 também teve um aumento na sua participação: de 5,92% em julho para 6,28% em agosto. O gráfico cita ainda o Mac OS X 10.9 (4,29%), o Windows Vista (3,02%), Linux (1,67%) e “outros” sistemas operacionais (2,55%).

É natural que a popularidade do XP decaia com o tempo – o sistema operacional não conta com suporte da Microsoft desde o dia 8 de abril, tornando-se bastante perigoso para os consumidores finais (visto que o SO não recebe mais atualizações de segurança). O público, contudo, ainda apresenta grande resistência em relação às versões 8 e 8.1 do Windows, que apresentam bastante dificuldade para emplacar no mercado.

Vale lembrar que, de acordo com rumores, a Microsoft parece disposta a incentivar a migração dos usuários de seu sistema dominante (7) para algo mais moderno utilizando o Windows 9, que está sendo desenvolvido para consertar os erros encontrados no 8 e aprimorar a integração com seu sistema móvel, o Windows Phone 8.1.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.