Contrariando expectativas, a Microsoft não deve incluir seu novo menu Iniciar na atualização Update 2 programada para chegar em agosto ao Windows 8.1. A informação parte de Mary Jo Foley, analista que há anos lida com a empresa e que pôde confirmar a mudança de rumo junto a várias de suas fontes internetas.

Segundo ela, a companhia decidiu segurar a volta do recurso até o momento em que o “novo grande lançamento” relacionado ao sistema operacional estiver pronto — em outras palavras, o Windows 9. Com isso, a expectativa é a de que a função só esteja disponível aos consumidores em abril de 2015. A analista não soube precisar se o adiamento é fruto de atrasos no desenvolvimento ou se há outros motivos para a decisão.

Vale notar que a mudança não significa que a Microsoft está desistindo de tornar o Windows 8 mais palatável a quem costuma usar a combinação mouse e teclado. O novo menu Iniciar não deve ser semelhante àquele visto no XP/Vista/Windows 7 — embora deva adotar um visual familiar, a ferramenta também deve integrar alguns conceitos típicos à interface Metro.

Cupons de desconto TecMundo: