Build 2013: o que esperar do evento da Microsoft para desenvolvedores

4 min de leitura
Imagem de: Build 2013: o que esperar do evento da Microsoft para desenvolvedores

A Microsoft está preparando um evento especial para os desenvolvedores que trabalham com o ecossistema Windows. Amanhã (26 de junho), a partir das 13 horas, a empresa irá revelar as novidades presentes no sistema operacional para que os programadores saibam exatamente com o que vão trabalhar no futuro. Mas o que podemos esperar para esse evento?

As principais novidades devem estar mesmo presentes na versão principal do Windows, que é utilizada em computadores e tablets. Porém, também podem surgir algumas novidades interessantes relacionadas a alguns dos principais aplicativos da Microsoft e até mesmo a aparelhos. Confira agora quais são as expectativas do Tecmundo para o evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Windows 8.1

Um ano após a chegada do Windows 8, o  sistema operacional vai ganhar sua primeira grande atualização (major update) e, com isso, uma série de recursos pode ser adicionada. Além das habituais correções de bugs e brechas de segurança, o Windows 8.1 (que já foi chamado de Blue) deve trazer de volta um dos itens que mais faz falta para os usuários: o Botão Iniciar.

Menu Iniciar e Tela Iniciar

Muitos sentem falta do Botão Iniciar — aquele que ficava no canto inferior esquerdo da tela do Windows —, e isso pode deixar de acontecer agora, pois a Microsoft deve trazê-lo de volta. Isso não significa que a Tela Iniciar vai deixar de existir, mas há grandes possibilidades de que as configurações do sistema operacional permitam que ela seja menos presente na vida dos consumidores.

(Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

Em relação à Tela Iniciar, uma alteração gráfica bem interessante pode estar desembarcando no Windows 8.1. Há rumores de que o sistema vai permitir que os tiles sejam mais personalizados do que são atualmente, tendo mais do que apenas duas opções de tamanho e também trazendo a escolha de cores para todos.

Telas menores suportadas

Quando pensamos nas resoluções do Windows 8, temos que nos lembrar de que o sistema operacional só roda perfeitamente em telas maiores. Tablets com apenas sete polegadas não são as mais indicadas para o sistema operacional, mas isso pode mudar com a nova atualização. A Microsoft sabe que o mercado de tablets menores está aquecido e deve investir nisso.

Outro detalhe em relação às telas: há grandes chances de que o Windows 8.1 permita uma divisão melhor das interfaces. Com isso, seria possível utilizar dois apps exclusivos do Windows 8 com a tela dividida ao meio — algo que não é permitido atualmente pelas funções do sistema operacional.

Melhor suporte aos toques

O Windows 8 foi o primeiro sistema da Microsoft a surgir com real suporte aos comandos por toques na tela — o Windows 7 prometia o recurso, mas não o executava com tanta qualidade. Mas apesar de haver bastante precisão na atual geração, a Microsoft sabe que é possível melhorar bastante esse recurso.

(Fonte da imagem: Reprodução/Build Windows)

Isso não deve acontecer apenas com a identificação de toques, mas também com a chegada de novos comandos por gestos. Se todos os rumores forem confirmados, espera-se que o Windows 8.1 possa ser utilizado com muito mais facilidade em equipamentos que dispensam a utilização de teclados e mouses.

Windows Store

A loja de aplicativos do Windows deve ganhar novos apps exclusivos no futuro, além de contar com uma interface mais simples do que a atual. Não se sabe se isso será mostrado durante o evento desta quarta-feira, mas é possível que a Windows Store seja ao menos citada durante a apresentação dos executivos da Microsoft.

Internet Explorer

O navegador da Microsoft esteve renegado pelos usuários mais avançados por algum tempo, mas a empresa de Redmond ainda não desistiu de fazer com que ele volte aos corações dos consumidores. Por isso, a versão 11 do Internet Explorer deve ser apresentada durante a conferência para desenvolvedores. Espera-se a demonstração de novos recursos e suportes a motores mais avançados.

Windows Phone: sem grandes expectativas

O Windows Phone 8 deve ter apenas alguns números revelados para os desenvolvedores. Não há grandes expectativas quanto a novidades exclusivas para ele. Talvez sejam mostrados alguns novos modos de programação para os smartphones, mas isso ainda é algo muito superficial.

Novos Surfaces?

Assim como as concorrentes, a Microsoft também deve apresentar uma nova geração de seus tablets após um ano da chegada deles. E isso pode ser feito amanhã mesmo. Não sabemos se o Surface Pro vai ganhar uma nova versão criada pela própria Microsoft, mas há grandes chances de o Surface RT ser atualizado com mais potência de hardware — o que inclui um processador Snapdragon 800, o mais moderno da Qualcomm.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

E o Xbox One?

O Xbox One foi revelado no começo do mês, durante a conferência da Microsoft na E3 2013. Não sabemos se ele será mostrado novamente aos desenvolvedores, mas, se algo desse gênero ocorrer, há grandes chances de que sejam relevadas novas possibilidades relacionadas ao Kinect 2.

.....

E aí, ficou ansioso para saber as novidades do Windows 8.1 e de alguns outros produtos da Microsoft? Confira todas as novidades que surgirem sobre o assunto aqui mesmo no Tecmundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.