O Windows 8 chegou com um grande número de novidades, algumas nem tão bem recebidas assim pelas pessoas. A principal mudança do sistema foi a eliminação completa do Botão Iniciar em prol da nova Tela Iniciar do sistema. Essa interface em tela cheia traz todos os ícones de aplicativos para que você acesse tudo de maneira mais fácil.

Entretanto, muita gente tem sentido um pouco de falta do antigo visual do sistema, quando tudo o que precisava ser feito para se ter acesso aos aplicativos, como o Painel de Controle, era acessar o Menu Iniciar e clicar no ícone específico.

Quem ainda prefere utilizar o bom e velho desktop para trabalhar pode acessar o Painel de Controle do sistema de diversas maneiras diferentes. Vamos conhecer uma delas?

Acessando o Painel de Controle através da Tela Iniciar

Caso você utilize um tablet ou um notebook com tela de toque, certamente já está habituado a utilizar a nova interface do Windows. Para encontrar o programa na Tela Iniciar, arraste o dedo de baixo da tela para o centro e, no menu que surgir, toque no ícone “Todos os Aplicativos”. Lá no final você deverá encontrar o ícone tradicional do Painel de Controle.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com o mouse, o procedimento é parecido. Basta clicar com o botão direito na Tela Iniciar e selecionar “Todos os Aplicativos” no menu que surgir na parte inferior da tela. Role até o final e selecione o Painel de Controle na categoria “Sistema do Windows”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para facilitar o acesso mais tarde, é possível fixar o ícone do Painel de Controle na Tela Iniciar.

Acessando o Painel de Controle através da Área de trabalho

Caso você goste de se manter dentro da Área de trabalho e não queira ir até a Tela Iniciar para procurar o ícone do Painel de Controle, saiba que é possível acessá-lo através de alguns atalhos simples.

Mova o mouse até o canto inferior esquerdo da tela e dê um clique com o botão direito do mouse. Um menu de contexto deverá surgir, e dentro dele você encontra diversas opções, entra elas o Painel de Controle.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Outra maneira simples de acessar esse menu é através do conjunto das teclas de atalho “Windows + X”.

Outra possibilidade é abrir a tela de configurações do sistema. Para fazer isso, leve o mouse até o canto superior direito da tela até os ícones surgirem. Depois, clique no ícone das configurações, aquele que se parece com uma engrenagem. Quando o menu lateral se expandir, selecione o Painel de controle da lista.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Esse mesmo menu pode ser acessado através de outra combinação de teclas de atalho. Basta pressionar “Windows + I”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A última alternativa é utilizar as teclas “Windows + R” para abrir uma linha de comando e digitar “control panel” (sem as aspas) para abrir a tela de configurações principais da máquina.

Cupons de desconto TecMundo: