Windows 8 terá sistema de login com senha por imagem

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8 terá sistema de login com senha por imagem

Um jeito diferente de fazer login com senha em uma conta do sistema. (Fonte da imagem: Building Windows 8)

A Microsoft parece ter compreendido que, em um dispositivo com tela sensível ao toque, nem sempre digitar é a melhor alternativa. Se isso ainda é indispensável quando o assunto é enviar uma mensagem de texto, por exemplo, o mesmo não pode se dizer em relação a fazer login no sistema.

Com isso, um novo recurso foi adicionado ao Windows 8, o “picture password” (senha por imagem, em tradução livre). A função é bem simples: permitir que você use uma fotografia como senha, bastando apenas circular, tocar ou arrastar pontos da imagem para que o acesso a uma conta do Windows seja liberado.

Em um vídeo, que você confere logo abaixo, o gerente de programação Zach Pace, ligado ao You Centered Experience Team da Microsoft, mostra o novo recurso em funcionamento. Pelo que se nota, a configuração só não é mais simples do que uso: você deve encontrar a função nas configurações de login, selecionar uma imagem e definir os gestos que servirão de senha para login.

É possível usar círculos, traços ou apenas toques, mas, na hora de usá-los, lembre-se sempre da ordem e direção exatas em que foram criados, pois isso faz diferença. O ideal, segundo a postagem no blog Bulding Windows 8, é combinar de forma aleatória todos os gestos possíveis para diminuir as chances de acessos indevidos.

Segundo a própria Microsft, além da praticidade, a ideia de um sistema como este é propiciar mais segurança para seus usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.