Windows 8 será irrelevante para os PCs, segundo IDC

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8 será irrelevante para os PCs, segundo IDC

(Fonte da imagem: Rizwan Anashraf)

Para a empresa de consultoria IDC, o Windows 8 não terá muita importância para os usuários de computadores. É o que aponta o relatório “Worldwide System Infrastructure Software 2012 Top 10 Predictions.”, divulgado pela empresa aos seus clientes. Nele, Al Gillen, vice-presidente de pesquisa, realiza 10 prognósticos para o próximo ano, sendo que um deles é referente ao novo Sistema operacional.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o relatório, a Microsoft enfrente um momento difícil com o seu principal produto, porque o Windows 8 tenta oferecer “o melhor de dois mundos”, com um sistema operacional adequado tanto para desktops quanto para tablets.

Nessa tentativa de agradar gregos e troianos, a Microsoft transformou o Windows 8 em um bom produto para tablets, mas ruim para computadores. Para a IDC, nenhum upgrade será visto pelos usuários do Windows 7 e isso acabará por torná-lo irrelevante.

Windows 8 na berlinda

Gillen explicou sua visão pessimista. Para ele, os usuários vão se perguntar qual o valor que o Windows 8 trará para seus desktops e notebooks. O único benefício real que ele enxerga no sistema é o acesso a Windows app store.

Outro problema apontado por ele é a compatibilidade de aplicativos no Windows 8. Gillen acredita que as aplicações no novo Sistema operacional enfrentarão problemas por causa da interface Metro, e segundo ele, essa é a razão pela qual o produto da Microsoft não terá muita importância até 2013.

Por fim, a recente adoção do Windows 7 por parte das empresas é um outro empecilho no caminho da Microsoft. Em 2011 o Sistema operacional da empresa foi adotado de forma agressiva, com 450 milhões de licenças vendidas em setembro, ante as 240 milhões em outubro de 2010.

Os tablets salvarão?

Gillen foi mais otimista quando o assunto foi Windows 8 em tablets, mas alertou que a Microsoft vai precisar convencer o mercado para ser bem sucedida. Segundo ele, a Microsoft também precisa convencer os desenvolvedores que o sistema operacional merece atenção. Se a empresa conseguir persuadi-los a refazerem seus aplicativos para a interface Metro, então o Windows 8 terá uma chance.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.