Windows 8 irá reconhecer a voz dos usuários
Através do recurso Tellme, será possível controlar diversas funções do sistema operacional simplesmente falando.
A equipe de desenvolvimento da Microsoft planeja adicionar ao Windows 8 um software capaz de reconhecer a voz do usuário. A tecnologia, com o nome Tellme, estará presente não somente no novo sistema operacional, também estando disponível no Kinect, Xbox 360, smartphones Windows Phone, Azure e outros produtos da empresa.
Segundo Mary-Jo Foley, do site ZDNet, a Microsoft já vem demonstrando a nova funcionalidade em seus smartphones, com destaque especial para os recursos de reconhecimento de voz que estão presentes no Windows Phone Mango. A equipe de desenvolvimento do Windows 8 afirmou que a tag HTML 5 para reconhecimento de voz utilizada pelo aparelho também permitirá o desenvolvimento de aplicativos para Windows 8.
Entre as possibilidades do Tellme está a criação de eventos em rede sociais a partir de uma fala do usuário. Ao marcar um encontro em um restaurante, por exemplo, a tecnologia de reconhecimento de voz será capaz de encontrar o perfil de uma pessoa no Facebook, agendar um evento no calendário do Windows e procurar o endereço do local através do sistema de buscas Bing.
Projetos diversificados
Para demonstrar as funcionalidades do novo recurso, a Microsoft publicou na última terça-feira (9 de agosto) um vídeo que dá uma ideia melhor do que o Tellme será capaz. A expectativa da empresa é que, em cerca de aproximadamente 5 anos, o recurso terá sido desenvolvido a ponto de se tornar semelhante a uma experiência vista somente em filmes de ficção científica, nos quais operações corriqueiras são feitas seguindo a voz do usuário.
(Fonte da imagem: Microsoft)
Embora o time responsável pelo Tellme tenha como foco principal esse cenário em longo prazo, também serão desenvolvidos objetivos mais imediatos, como o desenvolvimento de um software de voz interativo para usuários e parceiros comerciais. A equipe também está planejando a criação de uma interface de programação para o Windows Phone, que permitirá a criadores terceirizados tirar mais proveito da tecnologia de reconhecimento de voz do sistema operacional.
Outros planos incluem a inclusão de suporte ao Tellme no Windows Azure, embora ainda não exista previsão de quando isso deve acontecer. Segundo Ilya Buksteyn, Diretor Sênior de Vendas e Marketing do Tellme, a tecnologia será disponibilizada para desenvolvedores terceirizados de qualquer forma, mesmo que a Microsoft não consiga incorporá-lo corretamente a todos os seus produtos.

Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.