O Windows 7 permite que seus usuários ocultem documentos e retornem sua visibilidade de maneira simples, isso sem nenhum programa adicional. Aprenda a fazê-lo e aumente a segurança de suas informações. Afinal, o que os olhos não vêm, o mouse não se sente tentado a clicar.

Clique com o botão direito sobre qualquer documento ou pasta que você deseja ocultar e selecione a opção “Propriedades”. Dentro da aba “Geral”, marque a caixa “Oculto” dentro do campo de “Atributos” e confirme em “Aplicar”. Como em um passe de mágica, o conteúdo desaparece diante dos seus olhos.

Mesmo que você não consiga enxergar ou interagir com o arquivo, ele está lá. Para acessá-lo, você deve digitar seu endereço completo na barra principal do Windows Explorer. Por exemplo: Área de Trabalho\"nome da pasta" ou C:\Users\Baixaki\Documents\”nome do documento”.

Para tornar o arquivo ou pasta novamente visível, abra o Explorer do Windows e, dentro da opção “Organizar”, clique em “Opções de pasta e pesquisa”. Na aba “Modos de exibição”, encontre a opção “Pastas e arquivos ocultos” e marque a alternativa “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.

Junto do conteúdo que você escondeu, o Windows passa a exibir todos os arquivos e pastas ocultos do sistema. Tome cuidado para não deletar ou fazer alterações indevidas em nenhum deles. Lembre-se de fazer com que os documentos tornem a ser invisíveis se deseja continuar a protegê-los. Para que sua pasta volte a ser visível, repita o procedimento inicial e desmarque a caixa Oculto dentro das Propriedades do arquivo.

Para acompanhar o mesmo procedimento no Windows XP, confira as dicas do Windows XP: aprenda a ocultar e desocultar arquivos e pastas. Também é possível criar pastas ocultas protegidas com senha, aumentando ainda mais sua segurança.

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