Dicas do Windows 7: como personalizar a fonte das janelas do sistema [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: como personalizar a fonte das janelas do sistema [vídeo]

O Windows 7 oferece uma série de possibilidades para personalizar o sistema operacional, seja pela mudança de cores, ícones, papéis de parede ou temas prontos.

Apesar de não ser uma novidade da última versão, é possível modificar as fontes do sistema pela qual você quiser em menus, títulos de janelas e outros locais. Para isso, basta seguir alguns procedimentos na alteração da aparência.

Modificando as fontes do Windows

Para começar, clique com o botão direito na Área de trabalho e selecione "Personalizar":

Na janela "Personalização", clique no botão "Cor da Janela", localizado na parte de baixo:

Agora, clique no link "Configurações de aparência avançadas", na parte de baixo da janela:

As propriedades de "Cor e Aparência da Janela" devem aparecer. Para modificar a fonte é muito simples. Primeiro, selecione qual "Item" deve ser modificado (1) — isso pode ser feito ao clicar em regiões da imagem ao centro da tela. Depois, em "Fonte", escolha o tipo, tamanho e cor de sua preferência (2). Quando terminar, é só clicar em "Ok" ou "Aplicar".

Dependendo das opções escolhidas, as mudanças atingem outros elementos da interface. Uma fonte grande resulta em botões enormes:

Assim como, ao modificar "Menu" no "Item", você faz com que a seleção de  quaisquer opções no sistema fique com a fonte de sua preferência:

Como salvar ou voltar para o modo original

É possível também salvar a configuração realizada como um tema. Assim, você acessa facilmente o novo estilo sempre que quiser. Para acessar a janela de "Personalização", pressione o botão direito na Área de trabalho e selecione "Personalizar":

Na parte "Meus Temas", clique com o botão direito sobre o "Tema Não Salvo" e selecione "Salvar Tema":

Mas, se você quiser voltar para o antigo estilo original, selecione qualquer um dos temas padrão do Windows, geralmente localizados em "Temas do Aero":

. . . . .

Gostou da dica? Você pode aproveitar ainda mais o tutorial baixando fontes novas para seu Windows. Para isso, confira o artigo "Seleção: Sites de fontes". Até logo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.