Dicas do Windows 7: detectando problemas de memória

2 min de leitura
Imagem de: Dicas do Windows 7: detectando problemas de memória

Após o lançamento oficial do Windows 7 muitos usuários migraram para o novo sistema operacional da Microsoft. Para muitos, a mudança foi para melhor, principalmente para aqueles que possuíam o Windows Vista instalado em seus computadores. Mas nem todos ficaram satisfeitos com upgrade do sistema.

Tela azul e a constante reinicialização do sistema são os dois problemas mais relatados em fóruns e sites de ajuda do Windows 7. Complicações do gênero normalmente estão diretamente relacionadas com a memória do computador, que nem sempre suporta a demanda de informações e dados enviados para ela.

Apesar de ser o motivo mais comum, nem sempre a causadora do problema é a memória. Para que o usuário a confirme - ou descarte - a chance de a memória ser causadora das reinicializações do PC existem diversas ferramentas para detecção de erros nesta peça fundamental. Confira na sequência quais são estes aplicativos e aprenda a usá-los.

Windows Memory Diagnostic

O Windows 7 possui um recurso nativo chamado Diagnóstico de Memória do Windows, ou Windows Memory Diagnostic para as versões em inglês. Para acessar a ferramenta basta digitar o nome dela na Barra de Pesquisa presente nome Menu Iniciar do sistema.

Utilizando a pesquisa.

Uma vez que a tela do Diagnóstico de Memória do Windows é aberta o usuário pode escolher entre duas opções: “Reiniciar agora e verificar se há problemas” ou “Verificar se há problemas na próxima vez que eu iniciar o computador”.

A primeira, como o próprio nome sugere, reinicia o computador no mesmo instante para que a verificação seja feita. A segunda opção, por sua vez, realiza a diagnóstico assim que o computador for ligado novamente.

Escolha a melhor opção!

Também para outros sistemas

Antes de ser uma ferramenta nativa no Windows 7, o Windows Memory Diagnostic já fazia sucesso entre os usuários. Isso porque a Microsoft já disponibilizou o aplicativo para versões anteriores de seus sistemas operacionais. Se você ficou interessado, clique aqui para acessar a página no portal Baixaki e baixar o aplicativo.

MemTest

MemTestApesar de ser bem simples, o MemTest é um dos programas mais utilizados quando o assunto é diagnóstico de memória em um computador. O fato de ocupar pouco espaço em disco e ser bem leve quando em execução o tornou um dos preferidos entre os técnicos em manutenção de PCs. Para baixar o MemTest basta clicar aqui!

CPU-Z

O CPU-Z já é um aplicativo bem conhecido entre os usuários, muito útil para monitorar qualquer componente instalado em um computador. A grande vantagem do CPU-Z em relação aos demais programas do gênero é o nível de detalhes das informações que ele fornece.

É possível instalar o CPU-Z em quase todas as versões do Windows disponibilizadas até hoje no mercado. Para acessar a página do programa e fazer o download de seu instalador é só clicar aqui.

Manter um computador em funcionamento não depende apenas de softwares e sistemas operacionais. A parte física, chamada de hardware, exerce total influência sobre a performance e o tempo de resposta de uma máquina.

Por isso manter o gabinete limpo internamente é muito importante, assim como limpar periodicamente os contatos dos componentes e da placa-mãe. O portal Baixaki preparou uma verdadeira bíblia sobre manutenção de computadores que pode ser acessada através deste link.

Vale ressaltar que mesmo no computador não apresentando problemas com frequência é sempre bom executar o diagnóstico de memória pelo menos uma vez por mês. Este procedimento simples pode evitar futuras dores de cabeça.

Se você já teve algum problema com a memória do computador depois de migrar para o Windows 7, não deixe de comentar e compartilhar sua experiência com os demais usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.