Movendo e restaurando a barra de tarefas

1 min de leitura
Imagem de: Movendo e restaurando a barra de tarefas

Foi usar o computador do vizinho para fazer um trabalho e na hora do desespero fez com que a barra de tarefas (a que contém o Menu Iniciar) milagrosamente desaparecesse ou mudasse de lugar? Sem desespero, pois esta mudança é completamente reversível. Aliás, sua ação foi totalmente inofensiva para o computador, portanto não há razão para qualquer tipo de receio.

O que você fez provavelmente foi arrastá-la para alguma das beiradas da janela, algo permitido pelo Windows desde as versões mais antigas (como a 98). Para retorná-la ao lugar original, clique com o botão direito sobre qualquer área livre dela e verifique se a opção “bloquear barra de tarefas” está marcada.

Se não estiver, você pode movimentá-la novamente para qualquer direção clicando e segurando o botão esquerdo do mouse sobre — novamente — algum ponto em branco dela. Confira o exemplo abaixo:

bloquear barra de tarefas

Para identificar direto quando há a trava, procure pelos seguintes sinais:

referência de trava indicada pelo ponteiro

Outra possibilidade é encolher a barra permanentemente (até que o comando seja repetido). A diferença deste método para a opção de auto-ocultar reside no fato de que ela não retornará sozinha ao seu tamanho original. E da mesma forma que você a encolheu, é possível aumentá-la gradativamente, dando mais espaço às janelas e ícones:

Barra horizontal

Para travá-la em uma nova posição sem correr o risco de que ela seja movida novamente, simplesmente clique mais uma vez com o botão direito e marque a opção que acabamos de deixar desativada. Assim ela estará fixa em seu espaço, sem possibilidade de ser expandida ou ocultada por completo.

Também é possível que suas pastas tomem a forma de barras  na sua área de trabalho. Novamente, sem desespero: apenas clique com o botão direito sobre elas para acessar o menu que as desativará ou arraste-as em direção à barra de tarefas para normalizar tudo!

Barra de tarefas flutuante

Pronto, seu Desktop (ou a de seu vizinho) estará novamente no lugar em que se encontrava, sem quaisquer problemas.

Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.