Windows 10 já supera a versão XP, mas não ameaça domínio do Windows 7

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 já supera a versão XP, mas não ameaça domínio do Windows 7

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (primeiro) pela NetMarketShare mostra que o Windows 10 está registrando um crescimento rápido em sua adoção. Ao todo, 11,85% das máquinas com algum sistema operacional da Microsoft já possuem essa versão, que conseguiu ultrapassar o Windows XP em popularidade (11,42% de participação).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em compensação, a versão mais recente da plataforma ainda vai ter que lutar muito conseguir vencer o Windows 7, que está presente em 52,47% das máquinas. Apesar de essa tarefa não ser exatamente fácil, ela está longe de ser impossível — basta lembrar que, em junho de 2015, o sistema estava presente em mais de 60% dos computadores analisados.

Os números divulgados pela NetMarketShare dão a entender que, atualmente, o ecossistema do Windows 10 é formado por aproximadamente 220 milhões de usuários. Entre eles, 200 milhões usam a versão para desktop, enquanto pouco mais 19 milhões usam o sistema adaptado para o Xbox One e o restante optou pela versão disponível para smartphones.

A expectativa da Microsoft é conseguir uma base de pelo menos 1 bilhão de usuários em até três anos após o lançamento oficial do Windows 10. Para isso, a companhia vem adotando algumas táticas que podem ser consideradas bastante intrusivas, que incluem o download automático da plataforma em máquinas com versões mais antigas do sistema operacional.

A companhia aposta que, ao oferecer um sistema com aplicativos universais e atualizações automáticos que impedem a fragmentação da plataforma, ela vai conseguir criar um ambiente propício ao fornecimento de seus serviços. Ela também espera criar um ecossistema capaz de competir com o Android e com o iOS, tanto em matéria de abrangência de mercado quanto no número de aplicativos disponíveis.

Usa o Windows? Qual versão do sistema operacional tem a sua preferência? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.