A possibilidade de se criar interfaces dedicadas a usuários alternativos à conta de administrador é uma das funções que atribui dinamicidade ao Windows 10. Significa, grosso modo, que uma família pode utilizar um mesmo computador, modificando apenas o nome da máquina durante o processo de login.

É claro que as preferências de cada usuário podem ser protegidas por meio de senha. Mas e se você é a única pessoa que usa o PC? Pode ser desnecessário, assim, informar seu código de segurança toda vez que o software é iniciado. Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar as contas de usuário para eliminar a necessidade de se informar senha no momento em que a máquina é ligada.

Simples e rápido

Em seu Windows 10, digite o comando “netplwiz”, sem aspas, na caixa de pesquisas do sistema (que ativa também a assistente pessoal Cortana). Clique sobre a opção “executar comando”. Note que a janela “Contas de Usuário” será aberta.

Certifique-se de estar logado junto da conta de administrador e passe, então, a gerenciar as preferências de segurança dos usuários. Clique sobre o nome do perfil que terá o recurso de senha desativado e desmarque a caixa “os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”.

Finalize a ação em “Aplicar” e “OK”! Da próxima vez em que seu PC for iniciado, senha alguma será solicitada. Para que a exigência pelo informe do código de segurança passe a ser novamente feita, repita o procedimento listado acima, mas ative a opção “os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”.

Nota: se sua conta Microsoft foi usada para a ativação do sistema, a senha para desbloqueio do Windows 10 será a mesma solicitada por serviços como Outlook. Deseja alterar o código de segurança? Digite "netplwiz" na caixa de pesquisas e, na interface aberta, clique sobre "Redefinir senha". Pronto.

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