Windows: como montar e explorar arquivos ISO com facilidade

1 min de leitura
Imagem de: Windows: como montar e explorar arquivos ISO com facilidade
Imagem: Windows Central
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Houve um tempo em que, para abrir um arquivo no formato ISO através do Windows, era necessário baixar um software externo para “montar” a imagem, ou seja, fazer a emulação para que o SO acreditasse que o documento era um CD físico inserido em seu leitor de mídia. Felizmente, os tempos mudaram.

Nos novos Windows 8 e 10, a Microsoft resolveu que seria uma boa ideia facilitar a vida dos usuários e embutiu uma ferramenta que torna mais simples a montagem de imagens em ISO, dispensando assim a necessidade de programas de terceiros. Isso é útil para quem tem o costume de baixar jogos, filmes e até mesmo sistemas operacionais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O recurso funciona de uma forma muito simples, não havendo segredos para a sua utilização. Tudo o que você precisa fazer é localizar o arquivo ISO que deseja emular, clicar nele usando o botão direito do mouse e selecionar a opção “Montar”, que estará no topo do menu de contexto (veja a imagem abaixo).

Imediatamente, você perceberá que uma nova unidade de DVD foi adicionada no setor de dispositivos e mídias de armazenamento conectadas ao seu computador. Você pode explorar seu conteúdo normalmente, como se ele fosse de fato um disco físico inserido no leitor da máquina, copiando, colando, movendo e abrindo seu conteúdo.

Para finalizar, quando você quiser se livrar do disco emulado, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da unidade montada e selecionar a opção “Ejetar”. Novamente, vale ressaltar que esse é um recurso presente somente nas duas versões mais recentes do Windows, ou seja, a 8 e a 10.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.