Windows 10 Mobile ocupará cerca de 4,5 GB de espaço de armazenamento

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 Mobile ocupará cerca de 4,5 GB de espaço de armazenamento

A Microsoft já revelou há algum tempo a lista de dispositivos que receberão o Windows 10 Mobile em um primeiro momento. Agora, a companhia publicou uma tabela informativa que revela o quanto de espaço o sistema operacional ocupa aproximadamente em cada opção de armazenamento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Somente aparelhos com 8 GB de armazenamento interno ou superior serão capazes de suportar o W10M, uma vez que o SO ocupa cerca de 4,5 GB no total. Dispositivos que só contam com 4 GB de espaço total, como por exemplo o Lumia 530, provavelmente não receberão a atualização.

Uma possibilidade seria a Microsoft lançar uma versão compacta do sistema, que não contasse com todas as funções da versão completa, mas a probabilidade de isso acontecer de fato é extremamente remota.

Ao observarmos a tabela em questão, que você confere na imagem acima, pode parecer que quanto maior o armazenamento disponível, maior o espaço que o Windows 10 Mobile ocupa. No entanto, é importante lembrar que qualquer dispositivo sempre reserva algum espaço interno para si, para rodar suas funções básicas, o que indicaria que a atualização ocupa na verdade aproximadamente 4,5 GB de espaço.

Um comentário postado pelo usuário Marcelo na matéria que serve de fonte para esse texto exemplifica bem essa questão:

  • 8GB = 7,5GB - 4,5 = 3 GB
  • 16GB = 14,5 - 4,5 = 10 GB
  • 32GB = 29,5 - 4,5 = 25 GB

O primeiro valor em cada linha é o espaço total de armazenamento, enquanto o segundo indica aproximadamente o espaço realmente disponível para uso. Os 4,5 GB são o total ocupado pelo W10M e o último valor é o que sobra depois que o sistema é devidamente instalado.

Vale lembrar também que aparelhos vinculados a operadoras normalmente possuem ainda mais apps instalados previamente, o que reduz ainda mais o total disponível para o usuário final.

Considerando a compatibilidade com apps Android e iOS, 4,5 GB parece muito para o SO da Microsoft? Deixe sua opinião sobre o assunto no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.