Por mais que você tenha desabilitado o acesso do Windows 10 à câmera do seu computador, é possível que ela ainda esteja sendo usada sem a sua permissão. Calma, isso não significa que os funcionários da Microsoft podem saber o que você fazendo a todo instante, mas é claro que muitos podem ficar bastante preocupados quanto à violação de privacidade — pela empresa e também por invasores.

Essa situação foi esclarecida no controverso FAQ sobre privacidade que a Microsoft lançou recentemente. O que acontece é o seguinte: o Windows 10 conta com um recurso de reconhecimento biométrico chamado Windows Hello, que pode usar a sua câmera para fazer o desbloqueio do sistema operacional nas inicializações.

Se você utiliza esse recurso, indiretamente autoriza o sistema operacional a ter acesso à câmera — mesmo que nenhum aplicativo esteja autorizado em Configurações > Privacidade > Câmera. Felizmente, resolver este problema é uma tarefa muito simples e que pode ser realizada em pouco segundos diretamente em seu computador.

Tudo o que você precisa fazer é ir até Configurações > Contas > Opções de Entrada> Windows Hello e desativar o acesso à câmera. Muito simples, não é mesmo? Com isso, você pode ficar tranquilo quanto à privacidade da câmera integrada ao seu computador.

Você concorda com o acesso do Windows 10 à sua câmera? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: