Russos querem banir Windows 10 por conta dos 'problemas de privacidade'

1 min de leitura
Imagem de: Russos querem banir Windows 10 por conta dos 'problemas de privacidade'
Imagem: LunáticosGames

Um grupo de advogados russos fez uma denúncia ao órgão local equivalente ao nosso Ministério Público contra a Microsoft. O pedido é para que o Windows 10 seja banido da Rússia por conta da suposta espionagem feita pela desenvolvedora com seu novo sistema operacional. De acordo com eles, o SO estaria coletando dados do usuário indevidamente, o que seria contra a legislação do país.

O grupo de advogados pertence à firma Bubnov and Partners, sediada em Moscou. Para eles, o SO age de forma ilícita por coletar dados e metadados sobre localização, histórico de navegação, senhas, partes de mensagens instantâneas, agendas e até gravações de voz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com o periódico russo The Moscow Times, um porta-voz da Microsoft na Rússia não quis comentar o caso. Contudo, antes dessa denúncia em específico, uma outra já tinha sido feita uma semana antes e com o mesmo embasamento legal. Ainda assim, não se sabe se os investigadores vão levar isso para a justiça ou se a denúncia não será processada.

Outros casos

Essa também não é a primeira polêmica envolvendo as opções de privacidade do Windows 10. Já existem vários programas desenvolvidos especialmente para usuários desativarem esses itens sem muito esforço. Isso porque, por padrão, todas as possibilidades de coleta de dados dos usuários já vêm ativas, inclusive para compartilhamento de senhas de redes WiFi.

Por conta dessa possibilidade de desativar esses recursos, a Microsoft já disse anteriormente que não viola a privacidade de seus usuários. Eles têm a escolha de não utilizarem os recursos e serviços que requerem a coleta de desses dados. A Cortana e o sistema de atualizações P2P da Microsoft são os elementos do SO que mais precisam de permissões de privacidade sensíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.