Windows 10 travando? Reinstale apps e faça seu sistema rodar sem engasgos

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10 travando? Reinstale apps e faça seu sistema rodar sem engasgos

O Windows 10 tem sido bem recebido mundo afora – até o início desta semana, o novo sistema operacional da Microsoft já tinha sido instalado em pouco mais de 3% de todos os computadores com o OS da empresa. Dicas sobre como obter cópias do software não faltam: saiba como fazer o upgrade em sua máquina aqui e descubra como comprar por software original – e de forma legal – por R$ 30 nesta página.

Mas algumas máquinas podem apresentar problemas para rodar o Windows 10 (já sabemos que a internet quase “quebrou” em função do volume dos pedidos por atualizações – que, justamente devido à enorme demanda, podem ter chegado corrompidas às máquinas, gerando erros durante o processo de instalação).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seu Windows 10 está travando? Confira as dicas deste artigo e saiba como reparar seu sistema a partir de um mecanismo nativo do novo OS.

Atenção: são duas as opções de restauração oferecidas pelo Windows 10. É possível manter arquivos pessoais ao solicitar somente a reinstalação de aplicativos, é claro. Mas se você deseja remover todos os dados e instalá-los novamente e, assim, recuperar as configurações de fábrica, um backup deve ser feito (saiba mais aqui).

“Desafogue” seu Windows 10

Digite “Configurações” na caixa de pesquisas e clique sobre “Atualização e segurança”. Em seguida, acesse a opção “Recuperação”. Note que serão três as suas alternativas nesta etapa: você pode iniciar as configurações do sistema de forma avançada (por meio de uma unidade USB, por exemplo) e até mesmo voltar para o Windows 7 (conheça esse processo em detalhes através desta página).

Queremos restaurar o Windows 10. Logo, a primeira opção deve ser selecionada. Clique sobre “Introdução” e defina em seguida os aspectos da operação.

Nota: em “Manter meus arquivos”, os aplicativos e configurações serão restaurados; dados pessoais não são alterados. Em “Remover tudo”, os arquivos pessoais adicionados ao computador são todos apagados.

Basta clicar sobre uma das opções exibidas pelo sistema de recuperação automática do Windows 10 para iniciar o processo.

E para o Windows 7 ou 8?

A central de atualizações do Windows 7 e 8 já prepara seu sistema para receber o Windows 10 (leia mais). E se você deseja se precaver contra eventuais erros de instalação do novo software, as dicas listadas por outro de nossos artigos devem então ser consultadas. Saiba como reservar sua cópia e conheça as etapas para o download do Windows 10 aqui.

Vale lembrar: há também condições mínimas para a instalação do programa. São elas:

  • Processador: clock mínimo de 1 GHz
  • Memória RAM: 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
  • Espaço em disco: 16 GB
  • Processador gráfico: driver WDDM com suporte para DirectX 9
  • Conta Microsoft: Sim
  • Acesso à internet: Sim

Se você ainda não tem um Windows original para atualizar, clique aqui e compre o Windows 10 direto na Microsoft Store.

Seu Windows 10 está rodando normalmente? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.