No último mês de março, a Microsoft já havia divulgado que tinha planos de trabalhar em parceria com empresas chinesas de telefonia para aumentar o número de aparelhos móveis com o sistema Windows no mercado. Uma delas seria a Lenovo, que desenvolveria novos modelos que contariam com o Windows 10 Mobile, enquanto a outra seria a Xiaomi, mas com uma estratégia um pouco diferente.

Segundo a própria Microsoft, testes começariam a ser realizados com um pequeno grupo de proprietários do smartphone Mi4, da Xiaomi, acostumados a utilizarem ROMs alternativas no aparelho que tem o Android como sistema nativo. No entanto, a empresa chinesa não possuía nenhuma participação nessa iniciativa.

Agora, o diretor de desenvolvimento das versões mobile do Windows, Joe Belfiore, divulgou através de sua conta no Twitter que em algumas semanas a empresa de Redmond vai iniciar seu programa Insider em território chinês com aparelhos Xiaomi. Ele dá a entender que testes preliminares já foram feitos, uma vez que complementa seu tweet dizendo que “O software está rodando muito bem neles”.

Em outra mensagem postada minutos antes no microblog, o desenvolvedor mostrou a imagem de um Mi4 rodando a build 10240 do Windows 10 Mobile, que ele afirma estar utilizando ao longo da última semana e estar adorando.

Resta saber se todos os aparelhos da companhia chinesa serão compatíveis com a ROM que sobrescreve o Android nesses dispositivos, e quando o programa estará disponível também para proprietários de smartphones Xiaomi fora da China.

Quais ROMs você gostaria de experimentar em seu smartphone? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: