Confira todas as novidades da nova Build da versão prévia do Windows 10

4 min de leitura
Imagem de: Confira todas as novidades da nova Build da versão prévia do Windows 10
Imagem: MobileGeeks

A Microsoft liberou recentemente uma nova versão prévia do Windows 10 para os participantes de seu programa Insider, trazendo uma série de correções, melhorias e mudanças ao sistema operacional. Entre outras novidades, a Build 10158 finalmente deixa de lado o codinome Project Spartan e passa a adotar o nome Edge e o logotipo oficial do novo navegador.

A troca do nome e do ícone, no entanto, não são as únicas alterações pelas quais o browser passou com essa atualização. O Edge possui uma nova app ID, o que significa que é preciso tomar precauções antes de fazer o update para evitar perder seus favoritos, cookies, histórico e listas de leitura que estivessem salvos no Spartan. Para levar esses dados ao novo navegador, siga os passos abaixo:

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

  • Abra uma pasta qualquer e, em sua barra de endereço, digite %localappdata%/Packages/Microsoft.Windows.Spartan_cw5n1h2txyewy/AC/Spartan/User/Default/Favorites
  • Copie todos os dados na pasta, digite o endereço %userprofile%/Favorites e os salve lá;
  • Após a atualização para a nova build do Windows 10, abra o Microsoft Edge, clique em Settings e selecione a opção de importar seus favoritos do Internet Explorer.

Além das mudanças citadas e da capacidade de importar favoritos e marcações de outros browsers, o Edge agora permite a inclusão de um botão de acesso rápido à sua Home – basta ir até Settings, Advanced Settings e ativar a opção “Show the home button”. Também se tornou possível selecionar o que você verá ao iniciar o navegador e decidir se a página de Nova Aba exibe apenas seus sites principais ou uma combinação disso com conteúdos sugeridos.

Outras novidades do Edge incluem o suporte ao autopreenchimento de formulários, o gerenciamento de senhas salvas, a possibilidade de arrastar abas isoladas para uma nova janela e a continuação da reprodução de áudios mesmo quando o navegador estiver minimizado ou no plano de fundo. Por fim, a Microsoft também adicionou um tema escuro ao aplicativo.

Melhorando a interface

Não foi somente o browser que passou por mudanças na nova Build do Windows 10. O Continuum também recebeu correções para diversos bugs, além de melhorias para animações e incremento de suporte tanto para apps do Windows 8 e 8.1 quanto para programas clássicos (Win32) no modo tablet.

Ao abrir o menu Iniciar, agora também é possível deslizar para cima na lateral esquerda para abrir a página que exibe todos os aplicativos – o que também funciona no modo tablet. Na área que lista os apps instalados, agora é possível selecionar uma letra para exibir todos os programas com aquela inicial.

Outras mudanças de interface, no entanto, devem parecer familiares para usuário de versões antigas do Windows. Aplicativos que estiverem pedindo sua atenção na barra de tarefas agora piscarão com a cor laranja e, quando você estiver fazendo um download ou movendo arquivos com o Explorer, a animação de progresso volta a ser na cor verde e a ter movimento horizontal – substituindo o branco e o avanço vertical da Build anterior.

Novidades da Cortana

A Cortana também recebeu algumas novidades interessantes com a atualização, ganhando um tema escuro que combina com o resto do sistema operacional e passando a poder rastrear seus registros de voo. Vale ressaltar, no entanto, que as novidades referentes à assistente de voz por enquanto são exclusivas aos usuários do idioma inglês.

Quando você receber um email com informações sobre passagens ou pacotes de fornecedores suportados, eles passarão a ser exibidos pelo programa. Além disso, a assistente de voz poderá emitir alertas sobre seus voos e sobre a melhor hora de partir para o aeroporto, sair para ir ao trabalho e voltar para casa.

Outra nova função interessante é a que permite enviar um email usando a Cortana. Para isso, basta falar todas as informações necessárias de uma vez só, começando com o comando de voz para iniciar um email, os nomes dos destinatários e o título, seguidos imediatamente pelo texto que você quer mandar na mensagem.

Por fim, os participantes do programa First Release do Office 365 também poderão experimentar em primeira mão a integração do pacote de programas com a Cortana. Com a novidade, a assistente consegue aprender mais sobre seus colegas de trabalho, avisa sobre seus próximos compromissos e aprimora suas habilidades para permitir que você se prepare melhor para reuniões, entre outras coisas.

Tudo mais acessível

A Build 10158 do Windows 10 ainda apresenta algumas mudanças com relação ao seu aplicativo de fotos, recursos novos na Snipping Tool e a transformação do Insider Hub em um recurso opcional, deixando de vir pré-instalado no sistema. Para finalizar, os problemas que impediam a atualização do Surface 3 foram corrigidos e também foram feitos reparos para aumentar a vida útil da bateria do Surface Pro 3.

Somando-se a essas novidades, a Microsoft afirmou que o kit de desenvolvimento de software (SDK) incluindo as mudanças no SO será disponibilizado já nesta terça-feira (30). A empresa tem como um de seus objetivos lançar uma nova versão do conjunto de ferramentas para desenvolvedores sempre que o Windows 10 ganhar uma Build, mas isso pode não acontecer para todas a variações lançadas no futuro. Quando estiver disponível, o SDK poderá ser baixado na página do Windows 10 Developers Tools – que você pode acessar clicando aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.