O site alemão ComputerBild afirma ter obtido uma série de fotos das primeiras versões do Windows 10, vários protótipos que foram bastante modificados em relação às prévias que já foram disponibilizadas para download e instalação aos consumidores.

As imagens teriam sido mostradas como curiosidades para jornalistas e investidores durante uma reunião privada da Microsoft na conferência BUILD 2015. Não se sabe se essas alterações foram totalmente descartadas ou somente adiadas — o projeto Redstone, que pode ser uma atualização do Windows 10 ou até a próxima versão do sistema operacional, poderia herdar essas características.

Como é possível perceber pelas imagens da galeria abaixo, o Menu Iniciar é bastante diferente, com tiles que podem ser expandidas para o comprimento de toda a tela. Uma barra lateral tem complementos dessas opções, enquanto o topo do Menu Iniciar concentra ícones e aplicativos.

A Barra de tarefas também seria totalmente diferente, ficando até invisível quando não utilizada. Já os atalhos e ícones ficam no centro da tela, em vez do tradicional posicionamento no canto direito — mais ou menos no estilo empregado pelo Mac OS X.

Interatividade e "tile-in-tile"

As tiles interativas finalmente seriam implementadas: você poderia controlar o áudio de um mídia player sem precisar abrir o app por completo, por exemplo, ou ver notificações do Facebook de forma rápida.

Pastas que concentram várias tiles similares (como os editores de texto, slides e planilhas do Microsoft Office) também estão presentes nas imagens e são agrupadas em um só espaço com uma pequena descrição sobre a seleção. Eles podem ser abertos separadamente com um único clique.

Cupons de desconto TecMundo: