A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (18) dois novos parceiros que vão passar a produzir ainda este ano aparelhos Windows Phone. Nome de peso no mercado chinês, a Lenovo deve aproveitar o lançamento do sistema operacional Windows 10 para reforçar seu catálogo de dispositivos mobile.

A empresa deve trazer na metade do ano dispositivos com o sistema Windows Phone 8.1 através da operadora China Mobile. A expectativa é que esses dispositivos ganhem em pouco tempo o upgrade para a nova plataforma da Gigante dos Softwares e sejam seguidos por uma nova leva de produtos já atualizados.

Outra companhia com a qual a Microsoft trabalha de forma diferenciada é a Xiaomi. Embora a fabricante não tenha anunciado o suporte oficial ao Windows 10, ela vai permitir o lançamento de uma ROM personalizada da plataforma para o smarpthone Mi 4 — que vai ser disponibilizada de forma limitada a alguns membros de seu forum de discussões.

"Esclarecemos que Microsoft está liderando, de forma completamente independente, um programa experimental em colaboração com um grupo de fãs da Xiaomi na China.  Neste programa, a  Microsoft vai criar uma versão do Windows 10 e disponibilizar para um grupo selecionado de usuários do modelo Mi4, um grupo já acostumado a usar diferentes opções de ROMs, customizando seus próprios aparelhos. Essa não é uma parceria comercial entre as duas empresas e envolve um grupo restrito de consumidores. A Xiaomi segue investindo no ecossistema Android através da nossa plataforma de software MIUI", afirmou a companhia em um comunicado enviado ao TecMundo.

Cupons de desconto TecMundo: