Agora é oficial. A assistente pessoal Cortana foi anunciada na tarde desta quarta-feira (21) como parte integrante do sistema operacional Windows 10. Embora já não fosse nenhum segredo que essa ferramenta seria lançada, essa foi a primeira vez que a Microsoft demonstrou o funcionamento dela em um desktop.

Nos PCs, a Cortana deve assumir a forma de uma barra de pesquisa, localizada ao lado do botão do menu Iniciar. Por meio dela, será possível fazer pesquisas locais e na internet, seja por meio de texto ou via comandos de voz. Além disso, o formulário é capaz de sugerir resultados a partir das primeiras letras digitadas na caixa de texto.

O recurso funcionará praticamente da mesma forma em tablets e smartphones, mas nos celulares a tela de interação com a Cortana ocupará todo o display. Tudo o que você perguntar para ela aparece como resposta em texto grande na tela, com a opção pra que você aceite ou recuse o resultado.

As primeiras oportunidades para testes da Cortana do Windows 10 devem surgir ainda neste mês, quando sai a primeira build do sistema para desktops. Já a primeira build do Windows 10 para smartphones deve ser liberada somente em fevereiro.

Cupons de desconto TecMundo: