Windows 10 Desktop: Cortana, Project Spartan e tudo que você precisa saber

4 min de leitura
Imagem de: Windows 10 Desktop: Cortana, Project Spartan e tudo que você precisa saber

O evento da Microsoft foi um grande sucesso. As mudanças e novos recursos do Windows 10 surpreenderam. E foram tantas informações e detalhes que foi preciso mais de duas horas de apresentação para dar uma ideia do que vem por aí.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Logo após a conferência, a desenvolvedora do sistema publicou em seu canal oficial um vídeo que resume muito bem as principais novidades do sistema em sua versão desktop.

Joe Belfiore, vice-presidente do Windows, revela no clipe que o sistema tem tudo para conquistar novos usuários e fidelizar aqueles que já estão acostumados com a plataforma — principalmente porque a atualização será gratuita para quem já tem o Windows 7, 8.1 e WP 8.1. Abaixo, vamos comentar algumas das tantas novidades do Windows 10.

Mudanças no Design

Em termos de visual, o novo produto da Microsoft não é algo construído totalmente do zero, sendo que a desenvolvedora aproveitou boa parte do que fez até agora para garantir a facilidade de uso aos consumidores. Contudo, o sistema tem algumas alterações sutis no design. São pequenos retoques que devem garantir uma experiência completa.

Em sua apresentação, ficou claro que os designers foram cobrados a atualizarem diversos ícones, fundos de tela, o Menu Iniciar e outros detalhes que deixam o sistema muito coerente. Apesar do capricho, o time do Windows aparentemente se esqueceu de mudar o ícone da lixeira, que ainda continua com aspecto tridimensional, mas isso deve mudar em breve.

O centro de notificações ficou bem mais elegante e funcional, mostrando diversas informações sobre os principais aplicativos (como chamadas perdidas do Skype, detalhes sobre alarmes e quais aplicativos foram instalados) e configurações do sistema (para facilitar o ajuste de brilho, alternar entre diferentes modos de uso e acessar redes sem fio).

Cortana

A assistente de voz da Microsoft que já faz muito sucesso no Windows Phone acaba de ganhar melhorias significativas e ficar devidamente integrada ao sistema operacional para desktops. Conforme acompanhamos na apresentação, a Cortana será o motor de busca principal do Windows 10 (diretamente na barra principal do software), sendo que ela terá inteligência suficiente para manter uma conversa natural com os usuários.

Primeiro, é importante ressaltar que a Cortana agora está com uma voz muito natural, superando facilmente as concorrentes (Siri e Google Now). Além disso, a assistente está bem inteligente e pronta a responder diversas questões, incluindo sobre esportes, locais específicos e até coisas que você jamais imaginaria — ela sabe até a mensalidade de algumas instituições de ensino.

Fora as pesquisas e perguntas comuns, a Cortana também está apta a atender pedidos do usuário, abrindo aplicativos e documentos específicos. Apesar de todo esse avanço, é válido ressaltar que a assistente do Windows 10 não faz nada além do que lhe é permitido, sendo que você poderá definir o que ela pode bisbilhotar e em quais situações ela pode dar respostas.

Apps melhores

Um grave “defeito” do atual sistema da Microsoft é a bagunça entre apps modernos (geralmente para tablets e smartphones) e os demais voltados para a interface desktop. Pensando em resolver a situação de uma vez por todas, a companhia resolver criar apps universais para o Windows 10.

Basicamente, isso quer dizer que os novos programas da Microsoft — a começar pelo Outlook — terão interfaces similares, algo que deve deixar tudo ainda mais intuitivo e homogêneo. Com seu novo cliente de mensagens, a Microsoft dá um passo adiante, trazendo algumas ferramentas do Word (para formatação, correção e estilos), mas outros apps devem receber apenas mudanças visuais.

Na apresentação de hoje, a Microsoft mostrou brevemente apps de fotos (que inclusive faz retoques automáticos e organizar itens duplicados) e calendário com designs repaginados. O OneDrive também ganha novidades, ficando ainda mais inteligente principalmente quanto à exibição de fotografias. Junto com esses softwares, o Windows 10 deve trazer mais mudanças nos programas que vêm instalados por padrão (Música, Mapas e outros).

Project Spartan

Algum tempo atrás, nós noticiamos que a Microsoft estava trabalhando em um novo navegador e isso foi confirmado hoje quando a empresa inclusive usou o mesmo nome que vem sendo espalhado em todos os sites.

Além de algumas melhorias no visual, o Project Spartan terá suporte para ações de toque e anotações. Você pode usar seu dedo (ou mesmo o mouse) para grifar o que é importante, criar rascunhos, comentar e compartilhar tudo com seus contatos.

O atual browser da Microsoft já tem um modo de leitura, mas o novo produto da desenvolvedora deve deixar os sites ainda mais bonitos e fáceis de usar, sendo que você pode começar a ler no computador e continuar no navegador do seu celular.

Ainda que tudo isso seja legal, o melhor é ver como o navegador ficou inteligente ao entender rapidamente o que o usuário procura. Basta digitar uma palavra para obter informações sobre o clima na sua região. Isso acontece graças à Cortana que está integrada ao navegador.

Xbox

Para finalizar, resta comentar sobre a jogatina no Windows 10. Além de o sistema contar com o DirectX 12, ele traz um aplicativo chamado Xbox (não pense que você vai conseguir instalar jogos do Xbox One no seu PC), o qual grava clipes dos seus jogos e pode compartilhar com os amigos na Xbox LIVE. Com esse programa, você pode conversar com seus amigos e verificar o que cada um está jogando.

O melhor de tudo é perceber que a Microsoft está atenta aos pedidos dos consumidores. Conforme demonstrado no evento, em breve, será possível jogar no seu Windows 10 e convidar amigos que jogam no Xbox One (em modo crossplay) para a mesma sessão.

E mais, ainda em 2015, você poderá aproveitar os jogos do seu Xbox One no seu computador. Graças às capacidades de streaming do console e às configurações do Windows 10, é possível aproveitar exclusivos do seu video game direto no seu Surface Pro 3. A Microsoft até demonstrou que Forza Horizon 2 pode rodar sem problemas!

Essas são apenas algumas novidades do Windows 10, mas é claro que aos poucos vamos descobrir muito mais do que vem por aí. Fique ligado aqui no TecMundo para conferir mais detalhes do sistema da Microsoft que promete ser revolucionário!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.