Windows 10 Desktop: Cortana, Project Spartan e tudo que você precisa saber

4 min de leitura
Imagem de: Windows 10 Desktop: Cortana, Project Spartan e tudo que você precisa saber
Avatar do autor

O evento da Microsoft foi um grande sucesso. As mudanças e novos recursos do Windows 10 surpreenderam. E foram tantas informações e detalhes que foi preciso mais de duas horas de apresentação para dar uma ideia do que vem por aí.

Logo após a conferência, a desenvolvedora do sistema publicou em seu canal oficial um vídeo que resume muito bem as principais novidades do sistema em sua versão desktop.

Joe Belfiore, vice-presidente do Windows, revela no clipe que o sistema tem tudo para conquistar novos usuários e fidelizar aqueles que já estão acostumados com a plataforma — principalmente porque a atualização será gratuita para quem já tem o Windows 7, 8.1 e WP 8.1. Abaixo, vamos comentar algumas das tantas novidades do Windows 10.

Mudanças no Design

Em termos de visual, o novo produto da Microsoft não é algo construído totalmente do zero, sendo que a desenvolvedora aproveitou boa parte do que fez até agora para garantir a facilidade de uso aos consumidores. Contudo, o sistema tem algumas alterações sutis no design. São pequenos retoques que devem garantir uma experiência completa.

Em sua apresentação, ficou claro que os designers foram cobrados a atualizarem diversos ícones, fundos de tela, o Menu Iniciar e outros detalhes que deixam o sistema muito coerente. Apesar do capricho, o time do Windows aparentemente se esqueceu de mudar o ícone da lixeira, que ainda continua com aspecto tridimensional, mas isso deve mudar em breve.

O centro de notificações ficou bem mais elegante e funcional, mostrando diversas informações sobre os principais aplicativos (como chamadas perdidas do Skype, detalhes sobre alarmes e quais aplicativos foram instalados) e configurações do sistema (para facilitar o ajuste de brilho, alternar entre diferentes modos de uso e acessar redes sem fio).

Cortana

A assistente de voz da Microsoft que já faz muito sucesso no Windows Phone acaba de ganhar melhorias significativas e ficar devidamente integrada ao sistema operacional para desktops. Conforme acompanhamos na apresentação, a Cortana será o motor de busca principal do Windows 10 (diretamente na barra principal do software), sendo que ela terá inteligência suficiente para manter uma conversa natural com os usuários.

Primeiro, é importante ressaltar que a Cortana agora está com uma voz muito natural, superando facilmente as concorrentes (Siri e Google Now). Além disso, a assistente está bem inteligente e pronta a responder diversas questões, incluindo sobre esportes, locais específicos e até coisas que você jamais imaginaria — ela sabe até a mensalidade de algumas instituições de ensino.

Fora as pesquisas e perguntas comuns, a Cortana também está apta a atender pedidos do usuário, abrindo aplicativos e documentos específicos. Apesar de todo esse avanço, é válido ressaltar que a assistente do Windows 10 não faz nada além do que lhe é permitido, sendo que você poderá definir o que ela pode bisbilhotar e em quais situações ela pode dar respostas.

Apps melhores

Um grave “defeito” do atual sistema da Microsoft é a bagunça entre apps modernos (geralmente para tablets e smartphones) e os demais voltados para a interface desktop. Pensando em resolver a situação de uma vez por todas, a companhia resolver criar apps universais para o Windows 10.

Basicamente, isso quer dizer que os novos programas da Microsoft — a começar pelo Outlook — terão interfaces similares, algo que deve deixar tudo ainda mais intuitivo e homogêneo. Com seu novo cliente de mensagens, a Microsoft dá um passo adiante, trazendo algumas ferramentas do Word (para formatação, correção e estilos), mas outros apps devem receber apenas mudanças visuais.

Na apresentação de hoje, a Microsoft mostrou brevemente apps de fotos (que inclusive faz retoques automáticos e organizar itens duplicados) e calendário com designs repaginados. O OneDrive também ganha novidades, ficando ainda mais inteligente principalmente quanto à exibição de fotografias. Junto com esses softwares, o Windows 10 deve trazer mais mudanças nos programas que vêm instalados por padrão (Música, Mapas e outros).

Project Spartan

Algum tempo atrás, nós noticiamos que a Microsoft estava trabalhando em um novo navegador e isso foi confirmado hoje quando a empresa inclusive usou o mesmo nome que vem sendo espalhado em todos os sites.

Além de algumas melhorias no visual, o Project Spartan terá suporte para ações de toque e anotações. Você pode usar seu dedo (ou mesmo o mouse) para grifar o que é importante, criar rascunhos, comentar e compartilhar tudo com seus contatos.

O atual browser da Microsoft já tem um modo de leitura, mas o novo produto da desenvolvedora deve deixar os sites ainda mais bonitos e fáceis de usar, sendo que você pode começar a ler no computador e continuar no navegador do seu celular.

Ainda que tudo isso seja legal, o melhor é ver como o navegador ficou inteligente ao entender rapidamente o que o usuário procura. Basta digitar uma palavra para obter informações sobre o clima na sua região. Isso acontece graças à Cortana que está integrada ao navegador.

Xbox

Para finalizar, resta comentar sobre a jogatina no Windows 10. Além de o sistema contar com o DirectX 12, ele traz um aplicativo chamado Xbox (não pense que você vai conseguir instalar jogos do Xbox One no seu PC), o qual grava clipes dos seus jogos e pode compartilhar com os amigos na Xbox LIVE. Com esse programa, você pode conversar com seus amigos e verificar o que cada um está jogando.

O melhor de tudo é perceber que a Microsoft está atenta aos pedidos dos consumidores. Conforme demonstrado no evento, em breve, será possível jogar no seu Windows 10 e convidar amigos que jogam no Xbox One (em modo crossplay) para a mesma sessão.

E mais, ainda em 2015, você poderá aproveitar os jogos do seu Xbox One no seu computador. Graças às capacidades de streaming do console e às configurações do Windows 10, é possível aproveitar exclusivos do seu video game direto no seu Surface Pro 3. A Microsoft até demonstrou que Forza Horizon 2 pode rodar sem problemas!

Essas são apenas algumas novidades do Windows 10, mas é claro que aos poucos vamos descobrir muito mais do que vem por aí. Fique ligado aqui no TecMundo para conferir mais detalhes do sistema da Microsoft que promete ser revolucionário!