Agora é oficial: Microsoft detalha Project Spartan, seu novo navegador web

2 min de leitura
Imagem de: Agora é oficial: Microsoft detalha Project Spartan, seu novo navegador web
Imagem: Microsoft

Um dos maiores destaques da conferência da Microsoft que aconteceu hoje foi o Project Spartan. Sim, o Internet Explorer está mesmo com os dias contados e será substituído pelo novo browser que ainda não tem nome definido. Essa definição deve vir nos próximos meses e, enquanto isso, a empresa detalhou três das principais novidades do Spartan.

Fora essas três novidades, o projeto trouxe um visual moderno e que combina melhor com o próprio SO. Há efeitos de transição bonitos para todo lado e ícones aparentemente mais chapados. Vale lembra ainda do novo motor de renderização, que deve tornar o Spartan muito rápido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Cortana

A primeira e mais interessante é, sem dúvida, a integração com a assistente pessoal Cortana. Ela estará indicada na barra de endereços do navegador e, sempre que você digitar alguma coisa ali com qualquer significado contextual, ela entra em cena, e, antes de o Enter ser pressionado, resultados relevantes já são exibidos.

Foi feita uma demonstração em que Joe Belfiore digita “Weather” (“tempo” em inglês). Imediatamente a assistente pessoal aparece para mostrar como está a temperatura e demais condições do céu na cidade em que foi realizada a apresentação. Belfiore disse ainda que outros detalhes podem aparecer de forma contextual. Por exemplo, se você digitar o nome de uma companhia aérea, a Cortana vai mostrar todos os detalhes do seu próximo voo com a empresa.

Modo leitura e anotações

O Project Spartan trará ainda um modo leitura para facilitar o consumo de notícias e artigos na web. Essa ferramenta permitirá que o navegador elimine tudo o que não faz parte do texto principal de determinada página, mantendo só o que interessa. Será possível também criar uma lista de leitura com esses itens, incluindo aí até mesmo documentos em PDF. Tudo isso fica salvo offline para você consumir no momento mais oportuno, mesmo sem conexão com a web.

Quanto ao quesito “anotações”, o navegador terá uma fermenta integrada ao OneNote. Se você estiver usando um aparelho com telas sensíveis ao toque, será possível desenhar em qualquer página da web com o dedo e compartilhar esse conteúdo com qualquer pessoa ou mandar isso para seu OneNote.

O mesmo acontece em PCs com teclado e mouse, mas de maneira diferente. Você seleciona uma “ferramenta de captura” para delimitar uma área da tela e realiza suas anotações. Esse segundo modo também permite compartilhamento direto a partir da ferramenta integrada do próprio Windows 10.

A Microsoft pode publicar mais novidades acerca do Project Spartan nos próximos dias. Por isso, fique ligado para saber mais sobre o assunto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.