No final de 2013, os conceitos de Jay Machalani começaram a circular pelo mundo e chamou muito a atenção de consumidores e imprensa. Ele não se propunha a trazer um novo aparelho para o mercado, mas sim de corrigir tudo o que não concordava no Windows 8.1. E não é difícil perceber que existem algumas similaridades entre o projeto de Machalani e o que foi apresentado pela Microsoft recentemente.

Uma das principais sugestões de Machalani estava na importação de Live Tiles para um Menu Iniciar mais parecido com os presentes no passado — o que é uma realidade no novo Windows. Outra mudança que estava no conceito do designer eram os apps Windows 8 rodando em janelas independentes e não demandando a tela cheia para que pudessem ser executados. Como você deve saber, isso também é uma realidade na nova versão do sistema operacional.

Abaixo deste parágrafo, você pode conferir algumas comparações entre o layout do “Windows 8.1 corrigido” de Machalani e o Windows 10, que ainda está em fase de testes.

1. Menu Iniciar vertical

2. Menu Iniciar horizontal

3. Apps Windows 8

Mas antes de alguém acusar a Microsoft de plagiar o projeto do designer, é importante deixar claro que a empresa de Redmond convidou o próprio Machalani para algumas reuniões nas quais foram discutidas as ideias que ele tinha para o Windows. Não é possível dizer o quanto essas ideias influenciaram na criação do Windows 10, mas é interessante notar que a desenvolvedora está trabalhando para atender aos pedidos dos consumidores.

Cupons de desconto TecMundo: