Microsoft quer acelerar ritmo de atualizações com o Windows 9

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft quer acelerar ritmo de atualizações com o Windows 9
Imagem: ShyDesigns

Uma das vantagens dos sistemas operacionais que surgiram na última década é a forma como eles foram estruturados. O Chrome OS, o Android e até o iOS possuem elementos-chave divididos de tal forma que permitem atualizações pela própria loja de apps do sistema. Isso possibilita correções e adaptações mais rápidas, algo que a Microsoft parece estar a fim de implantar no Windows 9.

O novo SO da empresa de Bill Gates pode ter essa característica mais dinâmica e, com isso, resolveria alguns problemas que encontramos nas atualizações atuais do Windows: elas são demoradas, requerem uma reinicialização bem lenta do sistema e normalmente chegam em pacotes muito grandes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Projeto específico

Essa mudança no Windows estaria acontecendo através de um projeto chamado “Windows Mission Control”, que seria basicamente uma equipe que trabalha especificamente no desenvolvimento de novas técnicas para atualizar o Windows e liberar novas versões com mais agilidade. Há inclusive uma vaga para engenheiro de software na Microsoft que detalha algumas características dessa missão.

A publicação dessa vaga em aberto foi basicamente o que impulsionou essa teoria das atualizações mais rápidas por parte da Microsoft, que inclusive já faz isso com o Xbox One. No novo console da empresa, existe um grupo de testadores que recebem atualizações primeiro que todo mundo e, de acordo com o feedback deles, a empresa aprimora e libera essas novidades para o restante dos usuários.

Modelo

Mensalmente, várias atualizações chegam aos consoles e todas funcionam de forma setorizada, o que prova que a companhia já tem um modelo para fazer isso acontecer no Windows tradicional. Vale notar que o SO do Xbox One é uma modificação do próprio Windows 8.

Apesar de tudo isso não passar de suposições que começaram a aparecer no The Verge sobre os planos da Microsoft, podemos imaginar que existe realmente sentido nisso tudo. A empresa quer manter seu SO como o mais utilizado do mundo no seu nicho, mas quer que isso aconteça sempre com as versões mais recentes. Portanto, é necessário torná-las mais atraentes aos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.