Como utilizar teclados de emoji no Windows 10

2 min de leitura
Imagem de: Como utilizar teclados de emoji no Windows 10
Imagem: Mind Valley Insights

Os emojis tomaram conta da comunicação web e são usados em diferentes aplicativos com um único objetivo: transmitir uma mensagem de forma clara e sucinta. Apesar de já estar bem enraizado na mente e no vocabulário das pessoas, nem todos sabem onde os encontrar no Windows 10. Nós, do TecMundo, vamos ensinar duas formas de usar um teclado de emoji no atual sistema operacional da Microsoft.

1ª maneira

É possível fazer o download de teclados de emojis específicos para o Windows 10. Aqui, ensinaremos como baixar o WinMoji.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1. Entre neste link e clique no botão destacado na imagem abaixo.

2. A versão pode variar dependendo do site e da data em que você estiver fazendo o download. Selecione a última versão e aguarde até que a página seja carregada.

3. Perceba que o arquivo para download estará no formato “winMoji.Setup.1.2.0.exe”, podendo haver alteração dos números presentes no nome do programa, que são correspondentes à versão baixada. Clique no link e aguarde enquanto o programa é baixado.

4. O arquivo de instalação do WinMoji é representado pelo emoji piscando, como mostrado na figura. Clique duas vezes no ícone, aceite os termos e aguarde a finalização da instalação.

5. Após a instalação, o teclado vai se abrir automaticamente. Também é possível acessá-lo utilizando a barra de pesquisa do w10 ou o atalho criado na Área de trabalho. A janela que se abre pode ter seu tamanho ajustado, mas, de qualquer forma, será igual à mostrada abaixo, podendo exibir um menor número de emojis de cada vez e apresentar uma maior barra de rolagem. Para utilizá-lo, clique no emoji desejado. Ele será copiado para área de transferência.

6. Posicione o cursor no destino do emoji e utilize a opção colar (ctrl + v). Nos nossos testes, os emojis inseridos no Facebook funcionaram de maneira agradável.

7. Os emojis do teclado funcionam em diversos aplicativos para Windows 10. Eles funcionaram, inclusive, no Word, mas de maneira um pouco mais rudimentar: sem cores e com baixa definição.

8. No WinMoji, é possível fazer pesquisas por emojis específicos, mas a função só está disponível em inglês.

2º maneira

O Windows 10 também apresenta um teclado nativo que contém os emojis. Apesar de ser um pouco menos funcional, sua utilização é mais prática, não sendo necessário o processo de copiar/colar.

1. Para encontrá-lo, clique com botão direito em qualquer ponto da barra de ferramentas e selecione “Botão Mostrar teclado virtual”.

2. Um ícone de teclado vai aparecer ao lado do relógio, na barra de ferramentas. Clique nele para abrir o teclado virtual.

3. Selecione o botão contendo um emoji, ao lado da barra de espaço.

4. Note que o teclado apresenta diversas opções de emojis separados por categoria. Não conseguimos utilizar esse teclado para inserção de emoji no Facebook. No Word, o funcionamento também foi de forma rudimentar, apresentando os símbolos em preto e branco, assim como aconteceu com o WinMoji.

Já conhecia o WinMoji? E o teclado de emojis nativo do W10? O que achou? Conte pra gente aqui nos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.