Embora segurança, estabilidade e compatibilidade com aplicativos de terceiros sejam elementos essenciais para o sucesso de um sistema operacional, é a fluidez do software e sua facilidade de uso que ditam a percepção e experiência do usuário com o produto. Sabendo disso, a Microsoft prepara já há algum tempo uma boa reformulação visual no Windows 10, que responde pelo nome de Project NEON.

Ainda que o foco principal do update seja a adição de efeitos de fundo borrado e animações que deixem a plataforma ainda mais suave – alguns deles já inclusos em apps como Groove Music e Movies & TV, entre outros –, um redesign pontual no Menu Iniciar também está incluso no pacote. Com isso, um dos elementos mais icônicos do Windows finalmente deve receber tiles transparentes capazes de deixar o visual do sistema ainda mais arrojado.

Visual fica mais atual com a mudança

Com a mudança, todos os atalhos nessa seção podem usar e abusar de regiões translúcidas

Atualmente, esses quadros têm obrigatoriamente um fundo sólido, enquanto o menu em si tem uma transparência leve. Com a mudança, todos os atalhos nessa seção podem usar e abusar de regiões translúcidas, recorrendo a um artifício bastante usado por Apple e Google em seus sistemas mobile. Adicionalmente, o Project NEON deve trazer um tema claro para a tradicional barra de tarefas do Windows 10, que é escura por padrão.

Segundo o site MSPowerUser, a reformulação visual trazida pela atualização deve fazer parte do Windows 10 Redstone 3 – o sucessor direto do Creators Update, prestes a ser lançado pela Microsoft. Com isso, a agenda esperada para essas novidades pode incluir uma versão de testes com lançamento programado para algum ponto de maio e um pacote de download definitivo mais para o final de 2017. Acha que isso deve melhorar a sua experiência com a plataforma? Deixe a sua opinião sobre o tema mais abaixo, na seção de comentários.

***

Compre o Windows 10 da Loja Oficial da Microsoft e baixe na hora! Aproveite o novo navegador Microsoft Edge, Windows Defender e muito mais!

Cupons de desconto TecMundo: