Windows 10 Cloud deve ser o novo concorrente dos Chromebooks

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10 Cloud deve ser o novo concorrente dos Chromebooks

Ainda sem uma confirmação oficial por parte da Microsoft, rumores indicam que uma nova versão do Windows 10 está para ser lançada. Trata-se do Windows 10 Cloud, possivelmente uma versão enxuta do sistema operacional feita para se tornar concorrente do Chrome OS, presente nos Chromebooks da Google, e que não teria praticamente nenhuma ligação específica com Computação em Nuvem.

O boato surgiu porque participantes do programa Insider visualizaram um código misterioso que mostra essa nova versão do Windows 10, chamada Cloud, listada juntamente com as conhecidas versões Pro e Enterprise do sistema operacional. Uma das fontes que revelou esses dados afirmou que pode se tratar de “uma versão simplificada do Windows 10 que só vai ser capaz de rodar aplicativos UWP (Unified Windows Platform) a partir da Windows Store”.

Novo Windows RT?

A primeira coisa que vem à cabeça ao obter essa informação é o Windows RT, a plataforma com base no Windows 8 para dispositivos móveis com arquitetura ARM. Caso seja isso mesmo, é possível que os fabricantes utilizem esse sistema operacional em seus produtos por um preço muito baixo ou até mesmo gratuitamente.

Mesmo considerando que o Windows 10 Cloud não se trate de uma plataforma que tem a Computação em Nuvem como centro, o fato de esse sistema operacional ser mais limitado e feito para ser instalado em produtos mais simples e econômicos pode indicar que muito de seu sistema de armazenamento seja feito justamente pela conexão com a internet, salvando espaço físico em sua máquina e reduzindo seu custo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.