A Microsoft começou a liberar a atualização “Creators Update” apresentada recentemente para os testadores do programa Insider do Windows 10. Junto com isso, entretanto, chegou uma novidade minimamente misteriosa que não foi divulgada originalmente pela empresa. Estamos falando do suposto “Office Hub”, uma central que deve concentrar ferramentas do Office em um app e também em uma “área inteligente” na Barra de tarefas do sistema, bem ao estilo Cortana.

O suposto Office Hub está sendo identificado como “Obtenha o Office”

Por enquanto, esse suposto Office Hub está sendo identificado como “Obtenha o Office”, que sempre foi uma janela pela qual você podia comprar o pacote de produtividade da Microsoft depois de adquirir um computador novo. Apesar de estar rodando com esse nome na interface, o Gerenciador de tarefas do Windows vê o programa de uma outra forma: “Office Hub”.

É por isso que os rumores sobre essa tal centrar começaram a voltar à tona, uma vez que já havia especulação a esse respeito. A ideia faria parte de um esforço da Microsoft para tornar o Windows 10 o sistema definitivo para produtividade, integrando pacote Office ainda mais profundamente, dando a ele recursos que não seriam liberados para apps de terceiros.

Área de notificações

É possível ainda que a interface desse futuro Office Hub não se limite apenas à Barra de tarefas, no fundo da tela, mas também tenha um espaço na Central de Ações, que é basicamente a área de notificações do Windows 10.

Não se sabe quando nem exatamente como a Microsoft pretende implementar isso. Na verdade, como ainda estamos na dimensão dos rumores com esse assunto, é provável que isso sequer me materialize em algum momento. De qualquer forma, é possível ver com facilidade o apelo de uma central como essa para o Office. O que você acha? Seria útil ou só mais uma ferramenta esquecida no canto?

Cupons de desconto TecMundo: