Windows 10 completa 1 ano! O presente é Cortana em PT-BR e várias novidades

4 min de leitura
Imagem de: Windows 10 completa 1 ano! O presente é Cortana em PT-BR e várias novidades

Parece que o lançamento foi outro dia, mas a verdade é que o Windows 10 já completou um ano de vida. E que mudanças ditaram o ritmo da última versão do sistema operacional da Microsoft? Que importância ele representa à empresa e aos usuários durante esse período de adaptação, ainda mais após o sucesso do Windows 7? O aniversário é do Windows 10, mas nós ganhamos o presente: a assistente virtual Cortana finalmente chegou em português brasileiro, a segurança do sistema foi reforçada, o Edge ganhou suporte a extensões e muito mais.

A Microsoft realizou um evento para apresentar, à imprensa, as principais mudanças que chegam nessa enorme atualização do programa, que corre a partir de hoje, 2 de agosto. O TecMundo compareceu à ocasião para conferir, de pertinho, vários aspectos interessantes desse Windows 10 reinventado e recheado de novidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Windows 10: o mais seguro de todos os tempos

Gustavo Lang, diretor de Windows no Brasil, conduziu a apresentação para falar sobre os principais acréscimos que virão com a atualização. Um dos essenciais diz respeito à segurança: de acordo com o executivo, o Windows 10 é o “sistema operacional mais seguro de todos os tempos”.

Gustavo Lang fala sobre a segurança do Windows 10

Com proteções como Bitlocker, Bitlocker to Go e Credential Guard, que armazenam as credenciais num chip de criptografia, a ideia é trazer uma estrutura robusta. Esses recursos são nativos e oferecem um “casco” bem grosso, inclusive contra Ransomwares, mas recorrer a um antivírus terceiro não é algo descartável.

“O sistema é aberto para isso [instalação de outros programas]. O sequestro de dados é uma preocupação que existe não somente em grandes corporações, mas com usuários domésticos também”, respondeu Lang à pergunta feita pelo TecMundo a respeito do assunto.

Windows Ink: o futuro da escrita

Escrever usando papel e caneta, do jeito tradicional, está longe de ser algo retrógrado. De acordo com um levantamento feito pela Microsoft, 73% das pessoas gastam uma hora por dia escrevendo dessa forma, e a ideia, com a atualização, é trazer isso para computadores touch de maneira aprimorada.

Escrever vai ser mais fácil no Windows 10

Graças ao Windows Ink, o sistema tem uma inteligência própria para reconhecer rabiscos, completar formas automaticamente, revestir desenhos e executar outros caprichos. Tudo isso com notas gerenciáveis e muita flexibilidade. A demonstração conduzida pelo diretor foi promissora. Estudantes são um forte público-alvo desse recurso, de acordo com Lang.

Cortana à brasileira: dialetos, bom humor e mais

A transição da Cortana para o português brasileiro não representará somente uma tradução da voz da assistente virtual para o nosso idioma. Há um trabalho de localização completo aqui, com dialetos, regionalismos e outros vícios da nossa língua.

O comportamento da assistente altera conforme o local. O Brasil, por exemplo, terá uma Cortana bem-humorada, descontraída, que faz piadas e joga conversa fora. “A ideia é trazer elementos da cultura local”, explicou o diretor ao demonstrar o recurso, que falhou em poucos momentos – cenário compreensível, visto que havia mais pessoas no local.

No entanto, de um modo geral, a função respondeu muito bem. Ao perguntar “Qual a sua novela favorita?”, por exemplo, Lang recebeu respostas como “Ah, eu não assisto isso” ou “Estou variando meus programas”. A ideia é ter um sistema que aprende com o usuário e evolui com o tempo. Ou seja, quanto mais você utilizar a Cortana, mais inteligente ela será – e fazer isso online é sempre a melhor opção, pois os dados são registrados na nuvem, acessíveis em quaisquer dispositivos.

Cortana: agora em português brasileiro

E a privacidade?

Se você não quiser compartilhar certas informações com a Cortana por medo de que os dados caiam em mãos erradas numa eventualidade, não se preocupe: tudo é autorizado pelo usuário. Mesmo que você tenha dado sinal verde para um determinado conteúdo e mude de ideia depois, pode fazer isso sem o menor problema. As informações que você compartilha com a Cortana são sempre suas e tão somente suas.

A equipe levou cerca de cinco meses para executar todo o trabalho de tradução e localização da assistente virtual. Durante esse período, foi necessário realizar um estudo minucioso dos dialetos, vícios e regionalismos das derivações do nosso idioma em escala nacional.

Navegador Edge: suporte a extensões, finalmente!

O navegador Edge passou por um “importante amadurecimento” durante esse um ano, de acordo com o diretor. Duas atualizações fundamentais serão aplicadas com o update de aniversário do Windows 10:

  • Suporte a extensões
  • Otimização do consumo de bateria dentro do browser (para notebooks)

Microsoft Edge: mais flexível agora

Brasil: dentro do Top 5

Outro aspecto ressaltado pela Microsoft diz respeito ao feedback da comunidade. Os “insiders”, isto é, membros que têm acesso prévio a recursos que são instalados no futuro, têm sido cruciais para as melhorias do sistema.

Esses usuários estão presentes de forma massiva no Brasil, país que, segundo Lang, “está dentro do Top 5 da Microsoft”. “Analisamos todos os mercados constantemente. O Brasil é importante, eu diria que está no Top 5 sim. Temos muitos computadores e usuários ativos por aqui”, concluiu o executivo.

O que você achou dessas mudanças? Relate para nós sua experiência com o Windows 10 na seção destinada aos comentários, logo abaixo.

***

E aí, curtiu o conteúdo? Sabia que você pode comprar o Windows 10 e baixar na hora na loja oficial da Microsoft? Clique aqui e conheça já a Microsoft Store! 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.